Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Secundaristas realizam ato na Assembleia Legislativa do RS pelo cumprimento da lei dos royalties no estado
7 de agosto de 2014
Paralisação das escolas públicas de Sergipe marca comemoração do 11 de agosto
8 de agosto de 2014
Mostrar todos os posts

Congresso da UMES Maringá (PR) neste sábado (9) comemora conquista da sede histórica

Após ocupação da sede histórica da entidade em 2013, movimento realiza 19º Congresso estudantil

Após diversas mobilizações, estudantes da União Maringaense dos Estudantes Secundaristas (UMES), realizam neste sábado (9) o 19° Congresso da entidade, que comemora a conquista de retomada sua sede histórica no Paraná. O evento começa às 14h na Câmara Municipal. Além da eleição da nova diretoria, o congresso também realizará um evento cultural em tributo ao rapper Sabotage.

O movimento estudantil de Maringá marcou o mapa das mobilizações da juventude pelo direito à memória das lutas e conquistas dos secundaristas brasileiros ao defender, com o apoio da UBES e da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), a conservação de seu patrimônio histórico há 50 anos.

Quem luta conquista!

Após dez anos impedidos de utilizar a sede original da UMES, os secundaristas maringaenses, em setembro do ano passado, decidiram ocupar o imóvel em busca da reativação da sede original da entidade fundada em 1957. Construída pelos estudantes na mesma época, após 23 dias de protestos e ocupação (relembre aqui), o Ministério Público entrou em acordo com a entidade e cedeu o imóvel para que os estudantes pudessem desenvolver novamente suas atividades.

“A UMES é uma entidade histórica que representa os estudantes maringaenses há muitos anos, e após a reativação da sede no ano passado, esse congresso tem uma importante representação. É hora de comemorar e definir as novas lutas da entidade”, afirma Luiza Lourenço, Diretora de Comunicação da UPES.

Entre as principais bandeiras de luta, que serão apresentadas durante o evento está o Passe Livre, a reformulação do ensino médio, mais espaços para lazer na cidade e mais autonomia aos grêmios estudantis.

O Congresso contará com o apoio de diversas entidades estudantis, 22 grêmios da cidade de Maringá e do presidente da Câmara Municipal, Ulisses Maia.

1796863_547653775361898_1432826217118725851_o

TRIBUTO AO RAPPER SABOTAGE

Logo após a eleição da nova diretoria e planejamento de gestão será realizado um evento cultural, com início às 18h, onde acontece um tributo ao rapper Sabotage, rinhas de MCs, oficinas de grafite e apresentações de grupos de dança e teatro.

Em 2014 completam-se 11 anos do falecimento do rapper Mauro Mateus dos Santos, mais conhecido como Sabotage. Paulistano da favela do Canão, no extremo sul da capital, foi um dos primeiros a levar o rap para a mídia, sem perder a essência politizada de seu discurso.

Assassinado com quatro tiros, Sabotage deixou um único álbum, Rap é Compromisso, um marco na história do rap no país e influência para muitos artistas.

Da Redação