Por mudanças na educação, estudantes organizam atividades em diversos municípios no Dia do Estudante
Em comemoração ao Dia do Estudante, celebrado na próxima segunda-feira, 11 de agosto, secundaristas de diversos municípios de Sergipe realizam paralisações nas escolas públicas do estado. A partir das 8h, reivindicações pelo direito ao Passe Livre, fim do sucateamento das instituições de ensino, mais liberdade de atuação para os grêmios e o fim do autoritarismo das direções escolares prometem mobilizar os estudantes em suas escolas na busca por mudanças.
Ao todo, cerca de 20 municípios terão escolas paralisadas, entre eles estão os municípios de Aracajú, Campo do Brito, Lagarto, Ribeirópolis, Nossa Senhora do Socorro e Nossa Senhora da Glória.
Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos secundaristas é com relação à educação nas escolas da cidade. “Nossas escolas estão precisando passar por várias reformas, referente a alimentação. Também há falta de funcionários, professores com pouca qualificação e infraestrutura inadequada”, afirma Jaqueline Souza, vice presidente do grêmio do Colégio John Kennedy.
“Nós entendemos que a melhor maneira de comemorar o Dia do Estudante é nas ruas, celebrando as conquistas do último ano e o aniversário de 66 da gloriosa UBES”, afirma Jonathan Hora, diretor regional da UBES em Sergipe.
O movimento contará com a presença das entidades estudantis, entre elas a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e diversos grêmios estudantis, entre eles o da Escola Municipal João Teles de Menezes, Estadual Lourival Fontes, Municipal Alcebíades Melo Vilas Boas e Sérgio Francisco da Silva.
Da Redação