Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Confira a programação do Seminário Nacional de Educação da UBES
13 de novembro de 2014
Seminário de educação da UBES: O que levar?
13 de novembro de 2014
Mostrar todos os posts

SP: Boicote ao SARESP dá largada a “Novembro de Lutas”

Calendário de lutas marca último mês de aulas nas escolas de São Paulo

A União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES) iniciou nessa quarta-feira (12/11) o movimento “Novembro de Lutas dos Estudantes Secundaristas” que, no último mês de aula, promoverá por todo estado uma série de paralisações, debates e atividades dentro e fora das escolas.

Em conjunto com a União dos Estudantes de Osasco (UEO), a série de atividades começou com um boicote na realização da prova do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), em frente a Escola Walter Negreli.

Segundo os líderes estudantis, o boicote vem no sentido de denunciar a inutilidade desta avaliação como manobra do governador do estado em camuflar a falência da educação paulista.

“Durante todo ano, os estudantes são sujeitados ao Caderno do Aluno, a famosa apostila do estado. O professor, além de ser responsabilizado pela má qualidade da educação, passa a ser apenas um aplicador de conteúdo já pronto. O professor finge que ensina e o estudante finge que aprende”, explica a presidenta da UPES, Angela Meyer.

Novembro de lutas

O início do calendário de lutas da UPES também destacou outros problemas do ensino público em São Paulo, como os baixos salários dos professores, a falta de especialização dos profissionais nas matérias que lecionam, a deficiência na infraestrutura das escolas, ausência de material didático e insuficiência dos estudos para ingressar na universidade.

Sorocaba amanhece com estudantes nas ruas

Integrando o segundo dia de atividades, o movimento estudantil de Sorocaba paralisou duas escolas. Na estadual Antonio Padilha, a reivindicação foi contra o fechamento de 14 turmas do período noturno. Já na Aggeo Pereira do Amaral, o protesto foi contra a péssima qualidade da merenda escolar, falta de higiene no preparo e contra as câmeras de vigilância que estão por toda a escola, inclusive nos banheiros! Isso iguala o espaço escolar ao ambiente das cadeias.

Os próximos atos podem ser acompanhados pela página da UPES no facebook, acesse aqui.

Da Comunicação da UPES, com Redação