Unificada, mobilização nacional que reunirá juventude terá início na segunda quinzena de março
Com o objetivo de reunir movimentos sociais, partidos, entidades estudantis, trabalhadores da cidade e do campo, feministas, coletivos e redes em torno de pautas políticas unificadas, aconteceu na noite desta quinta-feira (27/02), na sede das entidades estudantis, a Plenária Estadual da Jornada Nacional de Lutas da Juventude de São Paulo.
A reunião traçou os desafios da 2ª edição da Jornada que têm início no mês de março mobilizando todo o país. Em torno de pautas políticas unificadas, entre elas esteve a educação pública de qualidade, desmilitarização da polícia, o extermínio da juventude negra e a democratização da comunicação.
Presentes, estiveram os líderes estudantis da UBES, UPES, UEE e UNE apresentaram suas pautas. A análise sobre os estudos nas escolas públicas e privadas, além das oportunidades e qualidade do ensino foi pautada pelo Otávio, diretor da UPES que esteve na mesa.
A presidenta da UEE, Carina Vitral, analisou os avanços e retrocessos do país e do estado nos últimos 11 anos e reforçou que só mudaremos o país se lutarmos por ele. “As manifestações de junho nos ensinaram que é preciso ser diferente, que é preciso ser radical, que é preciso ir às ruas”, defendeu.
Gerson, do MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, para além da pauta da reforma agrária, reforçou as tags da desmilitarização da polícia e a democratização da mídia, além de reforçar o genocídio da juventude negra e indígena e a repressão contra os mesmos.
“Eu vou querer estar no estádio e no protesto”, ressaltou Douglas, representante da Uniafro, ao analisar a conjuntura da qual o país vive entre os protestos sobre a Copa do Mundo.
Além dos diversos movimentos que compuseram a mesa na cerimônia de abertura da Plenária, o microfone também esteve aberto a todos os outros movimentos e pessoas que quisessem se expressar e trazer novas ideias para unir as que já estão sendo construídas para a Jornada Nacional de Lutas da Juventude.
A Plenária Estadual da Jornada Nacional de Lutas da Juventude SP foi transmitida ao vivo pela Pós Tv e segue em processo de construção.