Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Secundaristas de Sergipe realizam paralisação no mês da juventude
20 de agosto de 2014
Escola Guimarães Rosa, em Belo Horizonte, funda grêmio estudantil
21 de agosto de 2014
Mostrar todos os posts

UBES apresenta sua experiência de luta por direitos durante o 17º Clae

Encontro Latino-Americano de Estudantes Secundaristas reuniu diversos lideranças

Neste quarto dia do 17º Clae, que vai até sexta-feira (22) em Manágua, na Nicarágua, foi a vez dos secundaristas se reunirem para debater a educação pública na Nicarágua e seu desafios.

A presidenta da UBES, Bárbara Melo, participou do Encontro Latino-Americano de Estudantes Secundaristas que pela manhã destacou a necessidade de firmar a educação pública no país de Sandino e a importância dos estudantes na preservação da “madre terra”.

A FES comemora em 2014 cinquenta anos de lutas na promoção de valores e direitos dos secundaristas e da família nicaraguense. As lideranças estudantis presentes destacaram a necessidade de formar uma juventude latino-americana que tenha consciência, com valores como caridade humana, “nosso principal foco de luta é uma educação solidária”. Para isso a entidade acredita na distribuição de uma diversidade de trabalhos para que todos sintam-se representados e parte do movimento estudantil.

Bárbara contou um pouco de como se organizam os secundaristas no Brasil. Ela lembrou que muitas escolas brasileiras ainda coíbem ou proíbem os estudantes de se organizarem. “Além disso, lutamos para que a grade nas escolas seja sempre debatida entre professores e estudantes”, afirmou.