Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES apresenta sua experiência de luta por direitos durante o 17º Clae
21 de agosto de 2014
Grêmio estudantil de Parnamirim (RN) cria movimento para lutar por sede na escola
22 de agosto de 2014
Mostrar todos os posts

Escola Guimarães Rosa, em Belo Horizonte, funda grêmio estudantil

Secundaristas se reuniram na última quinta-feira (14) para definir seus representantes

Um dos grandes destaques na campanha Se Liga 16 durante o mês de abril, a escola Guimarães Rosa – instituição que totalizou 362 títulos de eleitor emitidos para as eleições 2014 – avança mais um passo rumo ao protagonismo dos estudantes em Belo Horizonte, (MG). Após a maior movimentação entorno da participação política da juventude, os estudantes organizaram no último dia 14 de agosto a fundação do Grêmio Estudantil.

Com a participação da União Colegial dos Estudantes Secundaristas de Minas Gerais (UCMG) e a UBES, a eleição da diretoria aconteceu em consenso durante Assembleia Geral que reuniu todas as turmas da escola.

 “A fundação do grêmio foi realizada naturalmente. Nós chegamos à escola e conversamos com a diretora e os professores, que nos autorizaram a passar de sala em sala explicando o funcionamento e a importância de um grêmio representativo”, afirma o Diretor Regional da UBES, Francisco Faria.

 A agremiação irá defender os interesses de 720 secundaristas do ensino fundamental e médio matriculados na escola estadual. O presidente do grêmio, Alan Caetano, cita alguns dos problemas que pretendem sanar.

 “Possuímos um ensino excelente, porém temos muitos problemas com relação à infraestrutura, como as lousas que ainda são de giz. O saneamento básico é ruim, os banheiros entopem frequentemente, a canalização também precisa ser consertada. Quando chove molha dentro do prédio e depois ainda ficam as goteiras”, comenta relembrando que futuramente a gestão pretende assumir pautas para além da sala de aula, como o Passe Livre.

SE LIGA 16!

 A campanha Se Liga 16!  criada pela UBES é uma ação que busca conscientizar os jovens com idade entre 16 e 17 anos da importância do voto e incentivá-los a tirar seu título de eleitor. Só no estado de Minas Gerais, a jornada que teve início em maio deste ano e emitiu mais de 5 mil títulos.

Da Redação