Secundaristas se reuniram na última quinta-feira (14) para definir seus representantes
Um dos grandes destaques na campanha Se Liga 16 durante o mês de abril, a escola Guimarães Rosa – instituição que totalizou 362 títulos de eleitor emitidos para as eleições 2014 – avança mais um passo rumo ao protagonismo dos estudantes em Belo Horizonte, (MG). Após a maior movimentação entorno da participação política da juventude, os estudantes organizaram no último dia 14 de agosto a fundação do Grêmio Estudantil.
Com a participação da União Colegial dos Estudantes Secundaristas de Minas Gerais (UCMG) e a UBES, a eleição da diretoria aconteceu em consenso durante Assembleia Geral que reuniu todas as turmas da escola.
“A fundação do grêmio foi realizada naturalmente. Nós chegamos à escola e conversamos com a diretora e os professores, que nos autorizaram a passar de sala em sala explicando o funcionamento e a importância de um grêmio representativo”, afirma o Diretor Regional da UBES, Francisco Faria.
A agremiação irá defender os interesses de 720 secundaristas do ensino fundamental e médio matriculados na escola estadual. O presidente do grêmio, Alan Caetano, cita alguns dos problemas que pretendem sanar.
“Possuímos um ensino excelente, porém temos muitos problemas com relação à infraestrutura, como as lousas que ainda são de giz. O saneamento básico é ruim, os banheiros entopem frequentemente, a canalização também precisa ser consertada. Quando chove molha dentro do prédio e depois ainda ficam as goteiras”, comenta relembrando que futuramente a gestão pretende assumir pautas para além da sala de aula, como o Passe Livre.
A campanha Se Liga 16! criada pela UBES é uma ação que busca conscientizar os jovens com idade entre 16 e 17 anos da importância do voto e incentivá-los a tirar seu título de eleitor. Só no estado de Minas Gerais, a jornada que teve início em maio deste ano e emitiu mais de 5 mil títulos.
Da Redação