Estudantes já protocolaram ofício na Secretaria de Educação
Com roupas, bandeiras e cartazes todos na cor laranja, os estudantes da escola estadual Professor Eliah Maia do Rêgo, no município de Parnamirim, Rio Grande do Norte, iniciaram movimento que reivindica uma sede para o grêmio estudantil da instituição. A iniciativa surgiu no dia 25 de julho, a mesma data que a organização estudantil faz aniversário.
Há 12 anos, é o Grêmio Professora Maria do Socorro Anastácio quem representa a opinião e as demandas dos mais de 1.400 secundaristas do ensino fundamental e médio matriculados na escola.
Estudante do ensino médio e presidente do grêmio, Francisco Junior afirma que uma sala é necessária para garantir a organização das reuniões, arquivar documentos e reforçar a presença da entidade. “Não podemos ser invisíveis, os estudantes precisam ter seu espaço físico destinado à entidade de representação. É um direito, uma necessidade”, concluiu.
A pauta legítima da diretoria foi ampliada para as redes sociais com a hashtag #SalaDoGEMSA e tem recebido adesão do movimento estudantil local, entre eles da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES) e Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas (APES).
Segundo a secretária do grêmio na escola, Ângela Felipeli, a mobilização permanecerá firme. “Temos conversado com a diretoria da escola que também apoia nossa pauta, mas ainda sim, não achamos uma alternativa. Por isso, nesse mês de agosto entregamos à Secretaria de Educação um ofício solicitando reforma na escola para que esta nova sala seja disponibilizada”, comenta.
A movimentação continua e pode ser acompanhada pela página oficial no Facebook.
Da Redação