Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

ESTUDANTES DE MARÍLIA-SP SE ORGANIZAM CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM
20 de março de 2014
UBES lança calendário nacional da Jornada de Lutas da Juventude
24 de março de 2014
Mostrar todos os posts

UBES particida da campanha #TodoJovemTemDireito

Campanha nas redes sociais tem como objetivo divulgar o texto da lei que assegura os direitos de mais de 51 milhões de brasileiros e brasileiras de 15 a 29 anos

No último dia 2 de fevereiro, o Estatuto da Juventude entrou em vigor, para divulgar nas redes sociais o importante instrumento legal que reconhece os direitos dos jovens brasileiros. A presidenta da UBES participou da campanha #TodoJovemTemDireito, lançada no último dia 10/03 pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) da Secretaria-Geral da Presidência da República.

O documento contempla pelo menos 51 milhões de brasileiros e brasileiras, com idade entre 15 e 29 anos, e define os direitos que o Estado deve assegurar a essa parcela da população.  O objetivo é divulgar amplamente o texto, para que os jovens conheçam esses direitos e reconheçam o Estatuto como um instrumento legal para suas reivindicações.

Ao todo, o documento estabelece 11 direitos, que foram definidos a partir das necessidades e anseios da juventude brasileira: Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; Direito à Educação; Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; Direito à Diversidade e à Igualdade; Direito à Saúde; Direito à Cultura; Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão; Direito ao Desporto e ao Lazer; Direito ao Território e à Mobilidade; Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente; Direito à Segurança e ao Acesso à Justiça.

O Estatuto foi amplamente discutido com os movimentos e entidades da sociedade civil e tramitou por quase dez anos no Congresso Nacional. Além dos direitos, o texto define dois benefícios diretos para esse público: os descontos e gratuidades em transporte interestadual para jovens de baixa renda e a meia-entrada em eventos culturais e esportivos para estudantes e jovens de baixa renda. Ambos se encontram em fase de regulamentação no governo federal.

O documento estabelece, ainda, a criação do Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve), que vai definir o planejamento, a implementação, o acompanhamento e a avaliação das ações, planos e programas que constituem as políticas públicas de juventude, em âmbito federal, estadual e municipal.

Participe da campanha e ajude a divulgar o Estatuto da Juventude acessando e compartilhando as informações, que estarão disponíveis nos canais da SNJ.

Assista o vídeo