Encontro debaterá Ciência como eixo estruturante do desenvolvimento social
Com o tema central “Valorização da Ciência e dos Pesquisadores”, a UBES participa no próximo dia 1º de Maio do 24º Congresso Nacional de Pós-Graduandos que pautará como alicerce a compreensão de que a Ciência deve ser vista como um dos eixos estruturantes do desenvolvimento nacional.. O evento acontecerá até o dia 4 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A mesa que a presidenta da UBES, Bárbara Melo comporá será o painel “Educação Básica: formação para o trabalho e para a vida?”. Estão previstos debates sobre ciência e tecnologia, democracia e participação na Reforma Política, educação e grupos de discussão sobre pautas importantes para os pós-graduandos como a campanha pela valorização das bolsas de pesquisa. Atividades culturais também compõem a programação.Entre os outros os demais convidados estará presente o Ministro da Educação, José Henrique Paim, a Presidenta da UNE, Virginia Barros, o Presidente da ABRASCO, Luis Eugênio Portela e a Coordenadora da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos do CNS, Ivone Evangelista Cabral.
A ANPG representa os pós-graduandos de todo o país e está presente em importantes espaços como o Conselho Diretor do CNPq, o Conselho Superior e o Conselho Técnico-Científico da CAPES, o Conselho Nacional de Saúde, o Conselho Nacional de Juventude e a Organização Caribenha e Latino Americana de Estudantes (OCLAE).Fundada em 1986, desde então vem defendendo a ciência e as bandeiras do Movimento Nacional de Pós-Graduandos (MNPG).
A ANPG enfrenta importantes batalhas no presente momento. Encampamos as bandeiras estratégicas para a educação brasileira como “10% do PIB para a Educação” e a defesa dos royalties e de parte das verbas do fundo social do Pré-Sal para a Educação Ciência e Tecnologia, além das campanhas por mais e melhores bolsas de pós-graduação e por mais direitos para os pós-graduandos.
Mais informações, acesse o site oficial da entidade estudantil www.anpg.org.br
Da Redação