Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Faltam 30 dias para o Enem
8 de outubro de 2014
#SecundasNasUrnas Por que você vai às urnas?
8 de outubro de 2014
Mostrar todos os posts

#UBESeleições2014: Conheça o perfil do eleitorado

Pesquisa aponta as opiniões dos brasileiros que foram às urnas no 1º turno

Depois de três meses de campanha eleitoral, mais de 142 milhões pessoas votaram no último domingo (05/10). Para entender o comportamento do eleitor e sua relação com todo processo democrático a Empresa de Pesquisa de Opinião Inteligência e de Mercado divulgou informações sobre o perfil do eleitor brasileiro.

Via internet, 43% dos eleitores se dizem mais envolvidos com as eleições desse ano. O diretor executivo da empresa, Christian Ride, comenta como é possível determinar esse perfil.

“A pesquisa foi realizada em todas as etapas nacionais e regionais, constatamos que o comportamento do eleitor é parecido. O fator mais relevante que diferencia o perfil não se dá no âmbito da classe social ou região, mas sim pela idade”, diz.

Na escolha dos candidatos, as opiniões se dividem sobre as fontes de informação, em que 61% dos entrevistados se baseiam nos debates entre candidatos em disputa, 50% usa os portais de notícias da internet, 44% acompanham o horário eleitoral da rede aberta e 35% as redes sociais.

Sobre as pesquisas eleitorais, 80% afirma que os resultados não influenciam na escolha do voto, porém, 33% é contra a divulgação de pesquisas.

Há uma tendência única para 80% do eleitorado na escolha de critérios para votar em um candidato. Em 1º lugar estão suas propostas de governo, 2º histórico político do candidato, 3º ficha limpa, em 4º lugar o partido político como último critério.

Veja na íntegra os dados da pesquisa acessando aqui.

Da Redação, com Agência Brasil