Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Estudantes de Alagoas reproduzem quadro “O que pensam os secundaristas”
22 de julho de 2014
Ciência e Tecnologia ganham visibilidade na região Norte
23 de julho de 2014
Mostrar todos os posts

Votação nessa terça (23) define novos integrantes para o Conjuve

159 entidades de diferentes segmentos de juventude estão concorrendo

 A secretaria-executiva do Conselho Nacional de Juventude realiza nesta quarta-feira (23/7) Assembleia de Eleição que para definir as novas entidades que irão compor o Conjuve no mandato dos próximos dois anos. A UBES estará entre os 159 concorrentes que se dividem em 1/3 de representantes do poder público e 2/3 da sociedade civil. O evento acontece no Carlton Hotel, em Brasília, de 9h às 18h.

Os novos integrantes do Conselho serão escolhidos para o biênio 2014/2015. O movimento estudantil concorre na categoria “sociedade civil”, entre os quais estarão movimentos, associações, organizações da juventude de atuação nacional, fóruns, redes e entidades de apoio às políticas de juventude.

De acordo com o secretário-executivo do Conjuve, Murilo Amatneeks, o processo eleitoral significou a ampliação da participação dos jovens e seus movimentos. “Ás vésperas de completar 10 anos, o Conjuve está sendo fortalecido como um importante espaço de diálogo entre o poder público e jovens da sociedade brasileira”, avaliou.

Esta é primeira vez que o Conjuve realiza eleição totalmente informatizada. Amplamente divulgado em todas as redes sociais e site do Conjuve e Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), o processo eleitoral teve início em 15 de abril deste ano, quando foi disponibilizado um hotsite específico dentro do Participatório (observatório participativo da juventude), ambiente digital para o diálogo com jovens da sociedade civil.

Sobre o Conjuve

O Conselho Nacional de Juventude foi criado em 2005 pela Lei 11.129, entre suas atribuições, estão formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude; desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.

Atualmente o Conjuve é composto por 60 membros, sendo 20 do governo federal e 40 da sociedade civil. A parcela da sociedade civil, que é maioria, reflete a diversidade dos atores sociais que contribuem para o enriquecimento desse diálogo.

O Conselho conta com representantes dos movimentos juvenis, organizações não governamentais, especialistas e personalidades com reconhecimento público pelo trabalho que executam nessa área. Os integrantes vão desde membros do movimento estudantil à rede de jovens ambientalistas; de jovens trabalhadores rurais, urbanos, negros, indígenas e quilombolas; de jovens mulheres a jovens empreendedores; de representantes do Hip Hop a integrantes de organizações religiosas, entre outros.