Programação acontece em Sertãozinho, no interior do estado, até sexta-feira (18)
Começou na tarde desta quinta-feira (17/09), em Sertãozinho, no interior do estado, o 1º Encontro de Estudantes do Ensino Técnico do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Com a participação de secundaristas de 20 campi da rede, o evento acontece dentro do Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP e é organizado pela União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES) e pela União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP).
Com o tema “Protagonismo histórico do movimento estudantil” na abertura, a programação reúne mesas redondas que discutirão a Base Curricular Comum no contexto da Reformulação do Ensino Médio, assistência estudantil, cultura e esporte no IFSP, estrutura, expansão e o papel da rede técnica no desenvolvimento social.
Um ato unificado entre graduandos e técnicos aconteceu no segundo dia de atividades que foi encerrado em plenária final.
CARTA APROVADA
Uma carta com os principais encaminhamentos do encontro foi divulgada. Acesse aqui..
Segundo a presidenta da UPES, Angela Meyer, o encontro é um marco para todos os estudantes que estão reunidos para traçar a organização do movimento estudantil em uma das maiores redes técnicas do país.
“Precisamos cada vez mais dialogar com a pluralidade dos estudantes. A realidade do instituto no estado de São Paulo ainda é muito difícil, precisamos ampliar a assistência estudantil com a criação dos bandejões nos campi, aprovar o passe-livre estudantil, fazer a atualização dos laboratórios e conquistar 20% das horas aulas em visitas técnicas”, afirmou a líder estudantil.