Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Contra criminalização da juventude, contra redução da maioridade penal
17 de março de 2015
ES: Pela Reformulação do ensino médio, estudantes, pais e professores ocupam Assembleia Legislativa
18 de março de 2015
Mostrar todos os posts

“A restrição à educação por falta de transporte é um crime do estado para com o estudante”

Presidente da UESDF, Leonardo Matheus diz que Passe Livre Irrestrito é o mesmo que acesso à cidadania

O que é educação? Uma vez perguntado a Paulo Freire, ele respondera com um largo sorriso que educação nada mais era do que a afirmação da liberdade. Ao olhar o cotidiano da vida dos estudantes percebemos que essa liberdade tem sido restringida, não falo somente por termos um ensino que não está em cooperação mutua com o aluno, mas também pelo meio de acesso a ele. Em um mundo onde a interação social tem diminuído por consequência do avanço tecnológico de comunicação é mais que necessário se pensar em um método de renovarmos a interação, e nada melhor para religar essa interação humana de aprendizado e de troca de ideias do que o transporte gratuito.

A restrição à educação por falta de transporte é um crime do estado para com o estudante, pois na constituição temos declarada no artigo 205: “A educação, direito de todos e dever do Estado […]”. Eis uma contradição que nunca fora resolvida integralmente no Brasil.

No Distrito Federal, capital do país, não é diferente. O estudante tem um “Passe Livre” conquistado com muita luta e mobilização do movimento estudantil como UNE e UBES do DF e que tem facilitado o acesso à escola ou à universidade, principalmente para aqueles que não possuem condição de pagar o transporte.

Ainda assim, o “Passe Livre” é restrito, pois não dá o acesso integral à educação, não dá liberdade do aprender, pois restringe educação à escola quando também se tem aprendizado no cinema, no teatro, nos parques, no Lago Paranoá, na vila olímpica, no museu, na biblioteca, nos sarais poéticos espalhados pelo Distrito Federal, na cultura e esporte em geral.

Brasília tem condições de inovar no país com o Passe Livre Irrestrito, os movimentos estudantis como UESDF, UBES e UNE fazem em suas bases esse debate e já tem por entendido a importância dessa pauta e a colocam como prioritária para mudar a forma de se conceber educação e liberdade. É preciso dar à juventude acesso à cidade, é necessário que se crie condições para uma ocupação da cidade pelos estudantes do Distrito Federal, criar a cultura local junto à juventude e garantir uma real liberdade de educação.

Ser cidadão é isso, é ter seus direitos garantidos em pleno funcionamento para também garantir seus deveres perante a sociedade. Por isso pedimos acesso à cidade, queremos nosso direito de ser cidadãos!