Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

13 de Março: “Contra o desmonte do estado brasileiro”
13 de março de 2015
#Dia13Diadeluta: transmissão ao vivo e tuitaço
13 de março de 2015
Mostrar todos os posts

Artigo: “Mobilização massiva do povo brasileiro”

Por Angela Meyer*

Os estudantes secundaristas brasileiros se mobilizam historicamente, sempre nos mantendo ao lado do povo brasileiro, ao lado da democracia e da soberania do nosso Brasil. A campanha da UBES ‘O Petróleo é Nosso’ foi divisora de águas para a criação da Petrobras.

Não resta dúvidas, temos um compromisso a cumprir no dia 13 de Março, o maior patrimônio do povo brasileiro precisa continuar nas nossas mãos. Porém, sabemos que o atual sistema político nacional é o principal responsável por esse período conturbado que vivemos.

A eleição de figuras como Eduardo Cunha e Bolsonaro representam um retrocesso na democracia brasileira, eles e outras inúmeras figuras que compõem o Congresso Nacional mais conservador desde 1964 foram eleitos através do patrocínio de empresas privadas. Isso nos leva a refletir os motivos pelos quais o setor privado banca as campanhas de muitos candidatos.

Pelo fim do financiamento privado de campanhas! Não podemos permitir que isso continue acontecendo, vamos todos às ruas na sexta-feira defender uma Reforma Política que mude a cara da política brasileira.

Queremos o fim do financiamento empresarial de campanhas, se o setor empresarial não vota, não podemos permitir que haja o patrocínio de campanhas eleitorais pelos mesmos que elegem candidatos que defendem apenas suas pautas.

 O povo precisa ter a oportunidade de disputar os espaços do poder brasileiro, é preciso pintar os poderes Legislativo e Executivo de povo, de quem entende de gente e trabalha em prol do desenvolvimento e bem estar da população.

Garantir a paridade é essencial num Congresso Nacional que tem hoje uma bancada feminina extremamente reduzida, que sofre com o machismo cotidianamente através de deputados e senadores que defendem abertamente o estupro. Precisamos reverter essa situação e isso se dará apenas com a mobilização massiva do povo brasileiro, ocupando as ruas em defesa da democracia e da soberania nacional, através do fortalecimento da Petrobras e dos setores públicos nacionais.

*Angela é presidenta da União Paulista dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (UPES-SP).