Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES REPUDIA VETOS NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
25 de junho de 2015
QUINTA-FEIRA VERMELHA EM SP
26 de junho de 2015
Mostrar todos os posts

ATO ESTADUAL CONTRA CORTES NA EDUCAÇÃO DO RJ

Mobilização também reunirá diversas frentes dos movimentos sociais para impedir a retirada de direitos do povo em pautas como ajuste fiscal, terceirização e redução da maioridade penal.

Diante da crise econômica, o governo do Rio de Janeiro não poupou a educação, anunciando nos últimos meses uma série de cortes que já afetam escolas e universidades. Para pressionar contra o contingenciamento de gastos na área, estudantes de todo o Estado realizam nesta quinta-feira (25) o “Ato Estadual: contra os cortes na educação e por mais assistência estudantil”, com início às 17hs, na Praça da Candelária, capital do estado.

Participarão entidades do movimento estudantil, entre elas a Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiros (AMES), União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES), União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ), UBES e UNE.

Segundo o presidente da UEE-RJ, Leonardo Guimarães, a mobilização também unificou as pautas do movimento social contra a retirada de direitos. Entidades como o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) estarão presente.

“O ato é composto por uma frente ampla dos movimentos sociais para exigir um basta contra a retirada de direitos, entre eles, contra os corte no orçamento da educação, ajuste fiscal, o projeto de lei da terceirização e contra a proposta de redução da maioridade penal. Iniciaremos um diálogo importante para unificar e construir uma agenda contra o ataque de setores conservadores contra os estudantes e trabalhadores brasileiros”, explica Leonardo.

NENHUM CENTAVO A MENOS PARA EDUCAÇÃO

Os estudantes estarão nas ruas para denunciar a medida que tem comprometido a estrutura e orçamento das universidades públicas, atrasos de bolsas de assistência estudantil e o pagamento de trabalhadores. O corte também coloca em risco as metas do Plano Estadual de Educação (PEE) que deve garantir educação de qualidade, expansão, permanência e contratação de professores.

“Neste ato em defesa da educação os estudantes vão às ruas contra os cortes na esfera estadual e também federal. A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) barrou a destinação de 6% do PIB para educação, sendo um absurdo no estado dos royalties do petróleo cortar um montante de R$ 546 milhões do orçamento”, questionou o presidente da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas (AMES), João Neto.

A opinião do movimento estudantil é que o governo adote medidas capazes de preservar a justiça social através da taxação no lucro líquido nos bancos com a taxação de grandes fortunas e heranças.

Veja o evento no facebook.