Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

QUINTA-FEIRA VERMELHA EM SP
26 de junho de 2015
GÊNERO E DIVERSIDADE: MAIS UM CAPÍTULO DA LUTA CONTRA AS OPRESSÕES
26 de junho de 2015
Mostrar todos os posts

CEARÁ CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

Secundaristas organizam debate em escola para se posicionar contra a PEC 171

Em Fortaleza (CE), a juventude tem se posicionado contra a tramitação da PEC 171/93, que propõe a redução da maioridade penal. Na última quarta-feira (24), a discussão chegou na escola estadual Adauto Bezerra, na capital do estado. Com a participação do grêmios estudantil, confecção de faixas e cartazes, cerca de 150 estudantes participaram da atividade que abriu espaço para intervenções e falas dos secundaristas.

O debate organizado pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e pela Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas (ACES), contou com a participação de representantes do Sindicato dos Professores de Estabelecimentos Oficiais Ceará (APEOEC), da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ) e da União Brasileira de Mulheres.

Durante o debate, o representante do CEPPJ, Edward Neto, afirmou que o primeiro passo para debater a PEC é compreender que a juventude é a principal vítima da violência. “Mais que autores, os jovens são vítimas do tráfico que domina grande parte das cidades e da precariedade do sistema educacional, que não dá formação adequada. Hoje, entre 100 crimes cometidos, 36 são sofridos por jovens, enquanto nessa mesma conta, apenas 1 é de autoria da juventude”, disse Edward.

A tramitação da proposta foi aprova na Comissão Especial da Câmara dos Deputados e segue na próxima terça-feira (30), para o plenário da Casa.

“Quem está comprometido a reduzir a idade penal não está comprometido com um modelo de sociedade mais justo e igualitário. O interesse é pela autopromoção, é assim que muitos deputados da bancada da bala passam o dia se propagandeando em programas policiais, usando a criminalização da juventude como forma de angariar votos para campanha”, explica Edward.

Representando a UBM, Manuela Paes saudou os estudantes e convidou a juventude a ocupar as ruas em defesa de seus direitos. “A redução não resolve o problema da violência, pelo contrário, marginaliza ainda. O Estado não deve jogar essa responsabilidade nas nossas costas”, completou.

30 DE JUNHO, TODOS À BRASÍLIA

A UBES, junto com a UNE e a ANPG, convoca todos a se somarem à marcha contra a redução na próxima terça-feira, dia 30 de junho, em Brasília (DF). O objetivo é pressionar os parlamentares contra a proposta de reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos de idade, que será votada em primeiro turno no plenário da Câmara dos Deputados.

Para pressionar e impedir que a pauta avance, caravanas de estudantes sairão de diversos estados do país para o ato. A concentração será às 8h, em frente ao Museu Nacional da capital federal, na Esplanada dos Ministérios.

Confirme presença no evento: OCUPE BRASÍLIA CONTRA A REDUÇÃO.