Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

ESTUDANTES REALIZAM ENCONTRO DE JOVENS FEMINISTAS EM MG
12 de maio de 2015
PARA ONU, REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL PODERÁ AGRAVAR VIOLÊNCIA
12 de maio de 2015
Mostrar todos os posts

COMISSÃO CONVIDA DATENA E CACO BARCELLOS PARA DISCUTIR REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

Audiência pública acontece nessa quarta (13), na Câmara dos Deputados

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados, que discute a proposta de redução da maioridade penal, realizará nesta quarta-feira (13/05), em Brasília, nova audiência pública, às 14h30.

Entre os convidados estão o jornalista, escritor e repórter, Caco Barcellos; o jornalista e apresentador de televisão, José Luiz Datena; o juiz de direito da Vara da Infância, Evandro Pelarin​;​ e a defensora pública e membra da Comissão Especial da Infância e Juventude da ANADEP, Elisa Costa Cruz.

Em reportagem publicada pela Revista Fórum, o presidente da Comissão Especial, Andre Moura, justifica a escolha dos convidados. “Todos eles são formadores de opinião e todos eles, nos seus programas, nas suas matérias, sempre trazem a discussão da redução da maioridade penal. Como eles conhecem a realidade, entendo que seria bom trazer a opinião deles sobre o tema na comissão”, afirmou o deputado.

FORMADORES DE OPINIÃO

O apresentador e jornalista Caco Barcellos é contra a proposta de redução da maioridade penal. No início de abril, comandou a edição do programa “Profissão Repórter” sobre o tema e expôs a realidade dos adolescentes brasileiros que respondem ou responderam por crimes. O assunto também foi abordado em edição exibida em agosto do ano passado através de uma pesquisa na cidade de São Paulo. A análise divulgada pelo programa revelou que dos 3.233 crimes de morte ocorridos no ano de 2005, 98,1% (3.172) foram de autoria de adultos, e apenas 1,9% (69) de responsabilidade de  menores.

Diferentemente, o apresentador do programa “Brasil Urgente”, José Luiz Datena, reconhecido por seu perfil opinativo que gera polêmicas nos meios de comunicação, divulgou em sua conta oficial no Twitter a opinião sobre o assunto. “Eu sou a favor da redução da maioridade penal”.

Outras personalidades devem aparecer na lista de convidados da Comissão, entre eles ​os apresentadores ​Marcelo Rezende​, da Record, e Rachel Sheherazade​, do SBT​. Segundo o presidente da comissão e autor do convite, André Moura, mais de 90 pessoas deverão ser convidadas para participar de audiências do colegiado.

A COMISSÃO

De caráter temporário, a Comissão foi criada para examinar o parecer de especialista​s​ sobre a polêmica emenda que pretende reduzir a idade penal de 18 para 16 anos. A última audiência aconteceu na quarta-feira passada (06), e pode ser assistida online aqui.

Após sua admissibilidade​ ter sido​ aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados em 31 de março, a proposta está agora sob análise de uma comissão especial que vai elaborar o projeto que deverá ser encaminhado ao Plenário da Câmara.

​Caso seja aprovad​a​ na Câmara, ​a proposta deverá ser enviado ao Senado. Para ser promulgado, a precisa ser aprovada nas duas Casas.

Da Redação.