Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

SECUNDARISTAS CRIAM COLETIVO FEMINISTA EM ESCOLA TÉCNICA DO RIO GRANDE DO SUL
11 de setembro de 2015
15º CONEG e 3º EME DA UBES APROVAM DOCUMENTOS
11 de setembro de 2015
Mostrar todos os posts

CONTRA FECHAMENTO DE TURMAS NO ESPÍRITO SANTO ESTUDANTES VITORIOSOS

Capixabas ocuparam a superintendência de educação de São Mateus por 30 horas

Exaustos com o descaso que o governo vem tratando a educação no Espírito Santo, os secundaristas capixabas estão realizando diversas mobilizações em todo o estado. Nesta terça-feira (08), os estudantes ocuparam a Superintendência de Educação de São Mateus contra o fechamento de turmas em quatro escolas do município.

Os secundaristas afirmam que a fusão de turmas da mesma unidade de ensino pode prejudicar o rendimento. As condições das salas de aula, que já são precárias, podem ficar ainda mais problemáticas com o aumento no número de estudantes.

Após 30 horas acampados, o governo do estado voltou atrás e cancelou o fechamento das turmas. De acordo com o diretor de comunicação da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES), Luiz Philipe Machado, há muito tempo o governo vem menosprezando a educação e os estudantes não vão ficar calados.

“O governo do estado vem anunciado corte de verbas na educação e nossas escolas estão sucateadas, enquanto isso milhões de reais são gastos em publicidade. Não aceitaremos esse descaso com a educação, toda vez que isso acontecer vamos nos mobilizar, fechando escolas, fazendo passeatas e ocupando a superintendência, não aceitaremos corte de verba na educação e nem desrespeito com alunos e professores”, afirma.

Os estudantes apontam que a medida de fechamento de turmas também resultaria na demissão de professores em designação temporária (DT). O governo pretendia fechar cerca de 350 turmas nas escolas Wallace Castelo Dutra, Santo Antônio, Pio XII e Nestor Gomes.