Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

MG: MEMÓRIAS COLETIVAS DE JOVENS SÃO RESGATADAS EM CENTROS CULTURAIS DE BELO HORIZONTE
7 de julho de 2015
“EU PRECISO DO DEBATE DE GÊNERO NAS ESCOLAS”
8 de julho de 2015
Mostrar todos os posts

DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A REDUÇÃO

Atos acontecem em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre

Diante da manobra ilegítima articulada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha durante a votação da PEC 171 que prevê redução da maioridade penal de 18 para 16 anos na última quarta-feira (01), a União Estadual dos Estudantes (UEE) e a União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES) juntamente com outros movimentos sociais realizaram nesta terça-feira (07) atos em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre.

De acordo com a presidenta da UPES, Ângela Meyer é preciso ir às ruas para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para anular a manobra de Eduardo Cunha. “Vamos às ruas reivindicar que o STF anule o golpe realizado por Cunha e para conquistar mais pessoas a favor da juventude e da educação para mudar a sociedade”, afirma.

Além disso, a proposta de redução da maioridade penal é inconstitucional por alterar uma “cláusula pétrea” da Constituição, isto é, um direito que não pode ser alterado pelo Congresso. Para entrar em vigor a Proposta precisa ser aprovada em segunda votação na Câmara e em outras duas no Senado.

Confira o local e o horário da concentração dos atos na sua cidade e participe!

ATO – SÃO PAULO

Quando? 07 de julho

Que horas? 17h30

Onde? Vão do Masp – Av. Paulista

Saiba mais: http://on.fb.me/1eCTP0i

ATO – RIO DE JANEIRO

Quando? 07 de julho

Que horas? 17h30

Onde? Praça Pio X – Centro do Rio de Janeiro

Saiba mais: http://on.fb.me/1LQxhpX

ATO – BRASÍLIA

Quando? 07 de julho

Que horas? 17h30

Onde? Praça dos Três Poderes – Congresso Nacional Brasileiro

Saiba mais: http://on.fb.me/1HbBtKl

ATO – PORTO ALEGRE

Quando? 07 de julho

Que horas? 17h30

Onde? Praça Montevidéu, 10  – Centro Histórico

Saiba mais: http://on.fb.me/1fkQFPB

O GOLPE

No dia 30 de junho, o plenário da Câmara dos Deputados votou o texto que saiu da Comissão Especial sobre a maioridade penal. Esse texto foi votado e derrotado por uma diferença de 5 votos.

O caminho natural após essa derrota seria votar o texto original da PEC, muito mais radical, que reduz a maioridade penal em todos os casos, e que certamente não seria aprovado pelos deputados.

Diante dessa derrota anunciada, Cunha articulou a apresentação de um texto alternativo – uma emenda aglutinativa – muito semelhante ao derrotado, mas que exclui dos crimes que resultariam em redução da maioridade de 18 para 16 anos o tráfico de drogas. Com esse texto, Cunha conseguiu reverter a derrota com 323 votos favoráveis, 155 contrários e 2 abstenções.