Trabalhos de secundaristas da rede técnica expõe papel dos estudantes na produção científica
Um dos destaques do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), que aconteceu de 26 a 29 de maio, em Recife (PE), foi a Mostra de Inovação Tecnológica. Instalada no Centro de Convenções, contou com a exposição de 50 trabalhos, entre eles, projetos de diversos secundaristas de escolas técnicas e Institutos Federais (IFs).
O site da UBES entrevistou alguns desses estudantes. Confira:
Representando o Instituto Federal do Maranhão junto com a jovem Larissa Oliveira, o estudante Diojenes Pereira, 17, do campus Barra do Corda, apresentou seu projeto “Reator didático para a fabricação de biodiesel”. O invento é uma alternativa para demonstração de processos e reações que ocorrem em equipamentos industriais de grande porte, mas com baixo custo de produção ao utilizar matérias-primas de reuso.
“Sabemos que o aluno só aprende na prática, então criamos um reator com materiais de baixo custo e acessível para compra em qualquer mercado. Utilizamos duas bombonieres, um agitador de suco e um controlador de temperatura para criar biocombustível. Entre outras coisas, usamos óleo reutilizado para o reator que auxilia o professor na sala de aula”, conta o estudante do curso de química.
A estudante Stephanie, de 21 anos, representou o Instituto Federal do Piauí (IFPI) expondo um projeto de aerodesigner. A ideia de criar uma aeronave surgiu da iniciativa dos secundaristas de participar de uma competição nacional responsável por promover a difusão e intercâmbio de técnicas e conhecimentos em aeronáutica.
O protótipo chamado de “Trovão Azul” ganhou destaque na mostra do Fórum. “Fizemos toda a análise para criar uma aeronave controlada e capaz de fazer todo o percurso de voo. Com uma equipe de 17 pessoas de diferentes turmas, demoramos três meses para desenvolver a análise estrutural, desempenho, aerodinâmica e sistema elétrico”, explica a estudante de engenharia mecânica.
Para auxiliar as aulas de Agropecuária, os estudantes do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) apresentaram no Fórum uma fazenda tridimensional. O projeto, chamado de “Ambiente Tridimensional de Aprendizagem Desenvolvido por Alunos do Ensino Médio no município de Parintins”, reproduz uma propriedade rural que propõe contribuir na relação teórica-prática das atividades do curso técnico.
“Nosso trabalho visa a sustentabilidade, o modelo em 3D é para dar noção de como construir uma fazenda, já que em nosso campus não há nenhum espaço para aula prática. Desenvolvemos essa realidade virtual para que o estudante consiga estudar e colocar em prática”, contou o jovem Antônio Guerreiro.
Estudantes que cursam ensino médio integrado no Colégio Agrícola Don Agostinho Icas (CODAI), em São Lourenço da Mata (PE), produziram uma obra de arte a partir de material ecológico. Diversas turmas reunidas utilizaram elementos como beterraba, cenoura e café para pintar um painel com mais de três metros de altura. Os pinceis foram substituídos por tubos de tinta de cabelo reutilizados e a base de pintura feita com outdoor.
“A ideia foi da professora de artes. Juntamos madeiras reaproveitáveis e em um dia terminamos o trabalho. Uma das cores foi a da beterraba, que primeiramente moemos e peneiramos, com o líquido extraído juntamos esse pigmento à cola e fizemos a peça”, fala a secundarista Daiane Steve.
Da Redação.