Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

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ENEM CRIA INDICADOR DE RENDIMENTO E PERMANÊNCIA NAS ESCOLAS

Resultados evidenciam a importância de priorizar assistência estudantil

Uma das novidades do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2014 foi a divulgação de um novo indicador de permanência que avalia as escolas de todo país. Tendo como base os índices de aprovação dos estudantes, renovação e abandono das matrículas, os resultados consideram as taxas de rendimento de mais de 15 mil instituições.

As informações foram levantadas pelo Censo Escolar da Educação Básica e já estão disponíveis para acesso no portal do Inep. Há, ainda, outros dois indicadores lançados na edição anterior: o nível socioeconômico (Inse) e a formação docente.

A intenção é “dar elementos para a sociedade verificar o que a escola está oferecendo”, disse José Francisco Soares, presidente do Inep, do Ministério da Educação (Mec), responsável pela avaliação.

UBES PAUTA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

As lutas do movimento estudantil secundarista indicam que é preciso mudar a educação por meio de mais investimentos. A UBES tem pautado a implementação de um plano nacional de assistência estudantil com o objetivo de oferecer mais condições aos estudantes que apresentam vulnerabilidade econômica a continuar os estudos.

“Lutamos para garantir políticas públicas que atendam necessidades básicas, a assistência estudantil é uma dela, para garantir auxílio-moradia, auxílio material didático, biblioteca on-line, creche, restaurante estudantil e passe livre irrestrito no transporte público”, destaca a diretora de comunicação da entidade, Daiany Macedo.

Um raio-x sobre a educação técnica feito pela UBES em janeiro de 2015 mostrou a importância de pautar assistência estudantil como política de permanência.

Os dados reunidos durante o 13º Encontro Nacional de Escolas Técnicas (ENET) apontam que 72% dos estudantes desta modalidade de ensino não trabalham ou dependem dos pais para custear os gastos com estudo, 39% não tem acesso à bolsas de iniciação, 72% utilizam ônibus para ir à escola e apenas 24% possui gratuidade nos transportes.

ECA REDUZ ÍNDICE DE EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL

Em relatório divulgado em julho pela Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), dados mostram que desde a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) o Brasil reduziu em 64% a evasão escolar, passando de 19,6% dos alunos matriculados, em 1990, para 7% em 2013.

Segundo o Unicef, a implementação do ECA também ajudou a reduzir a mortalidade infantil. No relatório #ECA25anos também consta que nas últimas duas décadas e meia, o Brasil reduziu em 88,8% a taxa de analfabetismo na faixa entre 10 e 18 anos de idade, passando de 12,5% para 1,4% em 2013, conforme dados do Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad).

“Há 25 anos o Brasil tomou a decisão certa. Uma legislação que alinhou o país aos princípios da Convenção Internacional dos Direitos da Criança da Nações Unidas”, disse o representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl.

​Da Redação, com informações da Agência Brasil. ​