Mais de 1.500 secundaristas da rede pública ocuparam a universidade da Bahia com debates e plenária
Como meio de incentivar os secundaristas do ensino médio a conhecerem a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES) organizou a caravana “UFBA: mostra sua cara”, que aconteceu entre os dias 13 e 14 de maio. Com mais de 1.500 estudantes, o evento discutiu desde a reformulação do ensino até aos desafios de acesso ao ensino superior.
A abertura da atividade contou com a presença de lideranças estudantis, entre elas a presidenta da UBES, Bárbara Melo; o presidente da ABES, Nadson Rodrigues, e a presidenta da União dos Estudantes da Bahia (UEB), Mariana Dias. Também compôs a mesa o reitor da UFBA, João Carlos Salles; o Pró-Reitor de Ensino de Graduação (PROGRAD), Penildon Silva Filho, e a coordenadora geral do Núcleo de Empresas Juniores (NEJ), Lorena Luedy.
A iniciativa propôs apresentar aos jovens das escolas públicas a possibilidade de cursar o ensino superior de qualidade como direito garantido, conforme cita a página do evento #UFBAéPraLáqueEuVou. “Aprovamos o Plano Nacional de Educação, que tem como meta inserir 40% desses estudantes no ensino superior público até 2024. Apontamos a principal bandeira de defesa do movimento estudantil secundarista: a Reformulação do ensino médio”, diz o texto.
A diretora de Comunicação da ABES, Rafaella Allencar, destacou a oportunidade que os secundaristas tiveram de conhecer os cursos que a instituição oferece. “Nessa primeira edição reunimos 24 escolas de diversas regiões de Salvador, mas não para por aí. Nossa meta é expandir para o interior do estado e levar esse debate para as universidades estaduais, fazendo com que as pessoas conheçam esse espaço e saibam que é possível ingressar”, disse Rafaella.
A programação permitiu o intercâmbio com os universitários das áreas de saúde, tecnologias, engenharias, ciências e licenciaturas. Uma plenária também discutiu temas como oportunidades científicas, assistência estudantil, e movimento estudantil.
Veja fotos da atividade na página da ABES.
Da Redação.