Coalizão mobiliza parlamentares. Votação do relatório acontece na próxima semana
Nesta quarta-feira (20), a Coalizão pela Reforma Política e Eleições Limpas entregou ao Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha mais de 700 mil assinaturas em prol do projeto de lei de iniciativa popular de Reforma Política a favor da democracia.
Mais de 700 mil brasileiros estão clamando por uma política realmente democrática, com menos corrupção e com mais representação social. “A sociedade brasileira possui hoje forte e legítima expectativa de que a Reforma Política seja positiva para o país. A frustração social com o parlamento, por inúmeras circunstâncias em curso, é extremamente ruim para a cultura democrática da nação”, afirma a deputada Maria do Rosário (PT), em sua página oficial no Facebook.
Uma comissão especial da Câmara dos Deputados votará uma proposta de reforma política na próxima segunda-feira, 25 de maio, no plenário. A UBES e mais de cem entidades que compõe a Coalizão acreditam que o relatório que está em votação precisa ser alterado, pois o documento constitucionaliza a corrupção por meio do financiamento empresarial de campanha, com cláusula de barreira, dificultando partidos menores de lançar candidaturas, entre outras coisas.
De acordo com a presidenta da UBES, Bárbara Melo, a Reforma Política é necessária para que a população possa intervir nos rumos do país. “É importante que gente como a gente possa se candidatar, intervindo nas decisões políticas do nosso país. É necessário por fim ao financiamento empresarial de campanha, hoje a empresa que representa pouquíssimas pessoas, mas que tem muito dinheiro tem mais representação o que não é certo, precisamos democratizar o financiamento de campanha”, diz.
Na manhã desta quarta-feira (20), na Esplanada dos Ministérios em Brasília, as entidades realizaram uma caminhada em busca de sensibilizar os parlamentares sobre o tema. No início da tarde caixas e caixas de assinaturas da proposta foram entregues para o presidente da Câmara. Vários deputados e senadores compareceram para apoiar a iniciativa.
Apenas 19 grupos empresariais no país. Nas últimas eleições apenas uma empresa elegeu 100 deputados federais, outra 360 deputadas estaduais. A coleta de assinaturas da Coalizão pela Reforma Política e Eleições Limpas continua. Para aderir ao Projeto de Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, acesse: www.
Da Redação.