Movimentos saem às ruas também em defesa da democracia e de uma nova política econômica
O próximo 3 de outubro será um dia de mobilização nas ruas de todos país. Os movimentos que compõem a Frente Brasil Popular, entre eles a UBES, lançaram no início de setembro o seu primeiro manifesto convocando toda a população em defesa da democracia e de uma nova política econômica com taxação das grandes fortunas e enfrentamento ao capitalismo.
A data coincide com o 62° aniversário da Petrobras. Por isso, o ato também será em defesa da maior estatal do Brasil e dos direitos do povo sobre o petróleo.
“A soberania do nosso país tem sido ferida, e a sanha entreguista ataca a Petrobras com intenção de desvalorizar e sucatear umas das maiores empresas do mundo, sobretudo com a tentativa de aprovar Projeto de Lei 131/2015 que visa diminuir a participação da Petrobras no regime de partilha do Petróleo”, diz o manifesto. (leia abaixo)
Haverá manifestações em todas as sedes e escritórios da Petrobras espalhadas pelo país. Em São Paulo, a concentração acontece a partir das 14h, na Avenida Paulista, 901.
CONVOCATÓRIA NACIONAL PARA MOBILIZAÇÕES UNITÁRIAS EM TODO PAÍS NO DIA 3 DE OUTUBRO DE 2015
EM DEFESA DA DEMOCRACIA, DE UMA NOVA POLITICA ECONOMICA E DOS DIREITOS DO POVO SOBRE O PETROLEO!
No momento político e econômico que o país tem vivido se torna urgente a necessidade do povo ocupar as ruas, avenidas e praças contra o retrocesso, por mais direitos e pelas reformas estruturais.
Pintaremos as ruas do país de verde, amarelo e vermelho, em comemoração aos 62 anos da Petrobrás. A soberania do nosso país tem sido ferida, e a sanha entreguista ataca a Petrobrás com intenção de desvalorizar e sucatear umas das maiores empresas do mundo, sobretudo com a tentativa de aprovar Projeto de Lei 131/2015 que visa diminuir a participação da Petrobrás no regime de partilha do Petróleo. O petróleo, o pré-sal pertencem ao povo brasileiro, e são riquezas que devem se transformar em investimentos sociais, beneficiando o povo, tendo em vista aprovação da destinação dos royalties para educação e saúde. Conclamamos a apoiar a mobilização grevista da categoria petroleira, já deflagrada e todas as mobilizações de outras categorias em defesa de seus direitos
Há uma onda de conservadorismo propagado pelos grandes meios de comunicação, em que alguns defendem o impeachment e até ditadura militar para nosso país. E ainda que a sociedade como um todo não aceite retrocessos na vida política e social, e nos direitos sociais e dos trabalhadores conquistados arduamente ao longo de décadas. Será preciso muita mobilização e povo na rua para defender a democracia e o mandato constitucional da Presidenta Dilma Rousseff.
Somos incansáveis na defesa do povo brasileiro, por isso clamamos por mudanças profundas na política econômica no Brasil, para que a crise econômica seja enfrentada de forma diferente. A conta da crise não pode ser jogada nos ombros dos trabalhadores e trabalhadoras. As medidas do ajuste fiscal não devem onerar a classe trabalhadora, muito menos retirar recursos da educação, saúde, do PAC e do Minhas Casa, Minha Vida. Repudiamos qualquer ataque aos direitos sociais e dos trabalhadores e trabalhadoras.
Queremos outras saídas: que os ricos paguem pela crise! Taxar as grandes fortunas, os dividendos, remessa de lucro, combate à sonegação fiscal, fazer a auditoria da dívida pública e a redução de juros, são medidas importantes para enfrentar a crise do capitalismo que assola o mundo e chegou no Brasil.
Tomaremos a ruas e seremos milhares no dia 3 de outubro de 2015.
Viva a Democracia, Viva a Petrobrás e Viva ao Povo Brasileiro!!
Comissão Organizadora
Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MTS
União Nacional dos Estudantes – UNE
Central Única dos Trabalhadores – CUT
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB
Central de Movimentos Populares – CMP
Coordenação Nacional de Entidades Negras – CONEN
Marcha Mundial das Mulheres – MMM