Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Monte seu grêmio – Cartilha online
19 de março de 2015
Posse da AME renova lutas dos estudantes no Mato Grosso
20 de março de 2015
Mostrar todos os posts

Grêmio no RS debate sexualidade e emancipação das mulheres

Estudantes exigem reformulação do ensino médio, com currículo que se adapte a realidade dos alunos

No último dia 9 de março, o Grêmio Chapa Tod@s do Colégio Paula Soares, localizado em Porto Alegre, realizou debate sobre a reformulação do ensino médio, pautando a emancipação das mulheres, a cultura do machismo e a sexualidade dentro das escolas.

De acordo com Fabíola Loguercio, os estudantes já sofreram grande perda na aprovação do Plano Nacional da Educação (PNE), em março de 2014, e por isso os debates nas escolas se fazem cada vez mais necessários. “Os parlamentares, pertencentes à bancada religiosa do Congresso, rejeitaram a proposta do governo de tornar a ideologia de gênero meta obrigatória no currículo escolar. Nós estudantes lutamos por uma educação de qualidade, laica, emancipadora e anti- racista e por isso precisamos estar nas escolas debatendo esses assuntos com os estudantes”, afirma.

O encontro contou com participação de cerca de 100 estudantes e de movimentos sociais como a  representante da União de Negros pela Igualdade (UNEGRO), Fabiane Pavani, a diretora da União Brasileira de Mulheres (UBM), Cristina Correa, e a UBES Regional, Fabíola Loguercio.

Durante a conversa, estudantes citaram a cantora Valeska Popozuda como referência de força e independência da mulher  “Apesar de ser muito criticada pela mídia, em suas letras, Valeska deixa claro que somente ela pode tomar decisões sobre seu próprio corpo e é isso que nós mulheres devemos acreditar. Como a cantora mesmo diz tá pra nascer homem que vai me esculachar”, afirma a presidenta do grêmio, Paola Loguercio.

Os estudantes exigem reformulação do ensino médio e acreditam que é através dela que construirão uma sociedade menos intolerante. “Nós queremos uma escola que  inclua em seu currículo escolar debates sobre sexualidade, machismo, educação de gênero e racismo, pois somente assim conseguiremos eliminar os tabus e preconceitos que nos cercam”.

Monte seu Grêmio

Na cartilha de grêmios da UBES, há um passo a passo sobre como montar um grêmio na sua escola e esclarece os direitos do grêmio garantidos pela Lei do Grêmio Livre, de autoria do então deputado Aldo Arantes.

A lei que foi sancionada em 1985, no governo do presidente José Sarney, dá liberdade para os estudantes de qualquer escola, seja pública ou particular, de se unirem para a criação de uma “organização de entidades representativas”, ou seja, o grêmio. Este ano, a Lei do Grêmio Livre comemora 30 anos.