Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES CONVOCA ESTUDANTES PARA O 15º CONEG E 3º ENCONTRO DE MULHERES
10 de agosto de 2015
UBES PARABENIZA ENTIDADE IRMÃ PELOS SEUS 78 ANOS
11 de agosto de 2015
Mostrar todos os posts

JORNADA UNIFICADA CONSTRÓI AGOSTO DE LUTAS

Calendário de mobilizações tomará as ruas do Brasil em defesa da democracia, mais educação e contra a retirada de direitos

Em 2015, o mês de agosto será mais um período de lutas para os movimentos sociais. Por todo o país, cidades de diversos estados serão palco de manifestações que reunirão a juventude, estudantes, trabalhadoras e trabalhadores em marcha contra a redução da maioridade penal, por mais democracia, em defesa das mulheres e do desenvolvimento do Brasil.

Também no mês que se comemora o Dia do Estudante, os secundaristas encabeçarão junto com a UBES passeatas em defesa da educação e por mais direitos. A entidade irá incorporar a tradicional Jornada Nacional de Lutas da Juventude às manifestações.

Confira a agenda de agosto completa.

PARALISAÇÃO NAS ESCOLAS

No dia 11 de agosto, data em que se comemora o Dia do Estudante, os secundaristas realizarão o Dia Nacional de Paralisação das Escolas em Defesa da Educação. As pautas das salas de aula serão temas de debates organizados pelos grêmios estudantis das escolas da rede estadual e dos Institutos Federais (IF).

Entre os assuntos estará a reformulação do ensino médio, passe livre estudantil, gestão democrática, ensino técnico e a luta contra a redução da maioridade penal. Contra o corte de verbas e por mais investimentos, o dia também será de manifestação para defender a Petrobras.

Em Brasília, um ato conjunto na terça-feira (11) protestará contra o projeto de lei 131/2015 que pretende derrubar a participação mínima de 30% da estatal na exploração do pré-sal. Os estudantes participarão da manifestação para pressionar contra a proposta que, se aprovada, refletirá em um corte de 50% dos recursos do Fundo Social do Pré-Sal para educação, perda de 50 milhões para o setor. Acesse e saiba mais.

MARCHA DAS MARGARIDAS

No dia 12, próxima quarta-feira, acontecerá em Brasília a 5ª Marcha das Margaridas. Mais de 70 mil trabalhadoras, estudantes, do campo e da cidade estarão nas ruas marchando por igualdade, democracia, pelo fim da violência, por agroecologia, pelo direito à terra, educação, saúde e cumprimento de direitos básicos.

Reconhecida como a maior manifestação pelos direitos das mulheres no Brasil e no mundo, a marcha pautará mais democracia, mais poder e participação das mulheres, autonomia econômica, combate à pobreza, enfrentamento à violência, soberania alimentar e nutricional, construção de uma sociedade sem preconceitos de gênero, de cor, de raça e de etnia, sem homofobia e sem intolerância religiosa. Saiba mais.

FESTIVAL CONTRA A REDUÇÃO

No dia 15, sábado, acontece o Festival Amanhecer Contra a Redução, em São Paulo. Composto por artistas, ativistas e movimentos, o evento será realizado na zona sul da cidade, no Capão Redondo, onde a juventude estará unida para mostrar que cultura, educação e combate à desigualdade são as melhores saídas para violência.

A UBES também participa da organização do festival que é construído através de ações colaborativas e voluntárias. Para participar, acesse a página da atividade.

MARCHA POR DIREITOS, LIBERDADE E DEMOCRACIA

No dia 20 de agosto, os estudantes participarão do grande ato nacional em defesa dos direitos sociais, da liberdade, da democracia, contra a ofensiva da direita e por saídas populares para crise. Dez capitais brasileiras devem compor a marcha que integra a Jornada de Lutas da Juventude.