Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

SP: VIRADA CULTURAL 2015 ACONTECE NESTE FIM DE SEMANA
19 de June de 2015
DEBATE SOBRE A REDUÇÃO ACONTECE EM MINAS GERAIS
23 de June de 2015
Mostrar todos os posts

JUVENTUDE REALIZA INTERVENÇÃO CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL NA VIRADA CULTURAL

Grupo levou faixa para protestar durante shows neste fim de semana em São Paulo

Após show do rapper Emicida marcado por inflamado discurso contra o ódio religioso no palco Júlio Prestes, realizado neste domingo (21) durante a Virada Cultural, o grupo Juventude às Ruas estendeu uma imensa faixa contra a redução da maioridade penal.

De acordo com Guilherme Kranz, participante do movimento, a faixa era para o show do cantor Caetano Veloso, mas felizmente casou com o do rapper. “A intenção era que fosse para o show do Caetano, mas que bom que combinou com o show do Emicida”, afirmou.

A faixa com a frase “O Haiti é aqui! Às ruas contra a redução da maioridade penal” podia ser vista por quase todo o público que aguardava o início do show do baiano, Caetano Veloso.

O objetivo era chamar a atenção do público presente para mostrar o retrocesso que a redução da maioridade penal que está prevista para ser votada na próxima terça-feira (30) no Plenário da Câmara dos Deputados, representa para a sociedade, principalmente para aqueles que compõem a periferia. “Queremos disputar a atenção das pessoas já que a redução da maioridade penal representa um retrocesso que afeta principalmente os jovens da periferia e os negros”, disse Guilherme.

Rappers se manifestam contra a redução da maioridade penal

“Eu sou contra a redução da maioridade penal. Se voltar 15 anos, eu também estava nessa mesma situação. E eu ainda sou esse quadro que a polícia considera suspeito”, disse o rapper Rico Dalasam à Folha de S. Paulo.

“Isso afeta a autoestima das pessoas de onde eu venho e impede que elas frequentem essa parte da cidade.” Principal atração do palco Leôncio de Carvalho, perto da avenida Paulista, Rico Dalasam, alter ego de Jefferson Ricardo da Silva, 25, abriu o “fervo”, como chamou seu show no Dia da Música, com o hit “Não Posso Esperar”, às 15:15 deste domingo (21).

O rapper apresentou músicas de seu primeiro álbum, “Modo Diverso”, para mais de 200 pessoas. “Tá esquentando, antes tinham umas nove pessoas”, riu o cantor, quando o público começou a se aproximar.

Com a convidada Karol de Souza, Rico cantou “No Caminho do Bem”, single da rapper curitibana, e “Aceite-C”. “Adolescente de 16 anos tem que beijar na boca, e não parar na cadeia. Contra a redução da maioridade penal”, disse Karol, entre uma música e outra.

No repertório, o rapper cantou sua versão de “A Fórmula Mágica da Paz”, composição dos Racionais Mc’s. “Ela é de 1997, mas parece que é de hoje, né?”

Morador de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, negro e homossexual assumido, Dalasam ficou conhecido por suas letras autobiográficas.

“A gente tá cantando no mesmo horário que o Emicida, então qualquer cem pessoas que vêm já é uma vitória, [mostra que] o som tá chegando pra todo mundo”, disse o rapper, antes de pedir para a plateia se agrupar para uma foto.

Da Redação com informações da Folha de s. Paulo e UOL.