Eleição de delegados acontecerá na próxima terça (29). Estudantes querem participar com direito a voz e voto no 41º Congresso que acontecerá em novembro
A mobilização do 41º Congresso da UBES (CONUBES) segue marcada pela pluralidade. No extremo sul da Bahia, na cidade Santa Cruz Cabrália, as atividades para organização do processo eleitoral já foram iniciadas em duas escolas indígenas: no Colégio Estadual e Colégio Municipal Indígena Pataxó.
Localizadas no bairro Coroa Vermelha, as instituições de ensino realizarão o processo de votação na próxima terça-feira (29), quando as Comissões de 10 Estudantes conduzirão a escolha dos representantes estudantis que irão ao CONUBES.
O presidente da União Municipal Estudantil Secundarista Cabraliense (UMESC) e diretor da Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES), Caique Mendes, fala das pautas centrais que devem ser apresentadas pelos estudantes.
“Acredito que principalmente a representatividade indígena dentro das instâncias da juventude e das representações. A questão estrutural também são demandas do colégio municipal”, declarou.
Segundo Caique, os secundaristas da comunidade Pataxó participaram da última edição do congresso em 2013 e deverão retornar neste ano com muito entusiasmo.
“A Bahia é um estado miscigenado e pelo próprio fator histórico, estamos na cidade onde é localizada uma das maiores aldeias Pataxó, concentrando duas escolas indígenas que foram recentemente estruturadas e que apresentam um modelo diferenciado de ensino. A mobilização segue a todo gás, temos como prioridade a representação das comunidades indígenas”, finalizou.
O CONUBES acontecerá de 5 a 8 de novembro, em Brasília (DF). As inscrições para participação estão abertas no site da UBES, acesse aqui e saiba mais.