Para ouvir opinião, MEC realiza Consulta Pública que termina nessa terça-feira (17)
Para ouvir os estudantes e consultar a opinião da sociedade sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Ministério da Educação (MEC) realiza até essa terça-feira (17/03) consulta pública pela internet. O intuito é aprimorar o exame, importante instrumento de diálogo com as redes de educação do ensino médio e ensino superior.
Junto ao ENEM outros temas relevantes para educação estarão sob consulta ao longo de 2015. O primeiro deles foi o Plano Diretor principal, recebendo mais de 45 mil propostas. O objetivo final é tabular e analisar as propostas apresentadas, e em seguida criar o programa Diretor Principal.
As entidades estudantis e os secundaristas também responderão a pesquisa composta por três perguntas sobre conteúdo, logística e comentário livre sobre o ENEM (acesse aqui).
Segunda a presidenta da UBES, Bárbara Melo, na era da tecnologia, o dispositivo de consulta poder ser um forte instrumento para apresentar democraticamente a opinião dos estudantes sobre o exame realizado por mais de 6 milhões de pessoas em 2014.
“O ENEM é um passo importante no caminho da democratização da universidade, por isso é essencial o posicionamento da sociedade civil, e em especial dos estudantes para instigá-los a formulação de questões aplicadas à realidade da juventude”, afirma.
Historicamente, a UBES pauta o fim do vestibular nas universidades usando como critério a avaliação do ENEM desde a formação do ensino médio. Medidas como a modernização no conteúdo e as formas de realização da prova também está entre as discussões acampadas pela entidade.
“Um grande avanço na logística da prova seria proporcionar ao estudante um tempo adequado de acordo com o candidato, de maneira que possa se sentir preparado para responder as questões, sem sentir-se pressionado pelo nervosismo ou tensionado, como acontece”, relembra Bárbara sobre o método atual onde o tempo para o primeiro dia é de 4H30 e no segundo dia é de 5H30.
Entre depoimentos dos candidatos que realizam a prova, as dificuldades recorrentes em diferentes edições estão entorno do aspecto de extensão que a torna cansativa. Novas discussões como a realização da prova online, dividida em duas edições também está entre as pautas discutidas pela UBES. Para o movimento estudantil, a tendência é que cada vez mais o exame sirva como método de avaliação das escolas de ensino médio, aproximando os jovens de sua abordagem.
Acesse a Consulta Pública e dê sua opinião.
Por Suevelin Cinti