Instituições públicas de 10 estados ganharam prêmios
Com a participação de mais de 24.328 mil estudantes de escolas públicas e privadas, foi divulgado o resultado da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (MSF) de 2015. Realizada no Brasil na última quarta-feira (10/06), promoveu a competição interclasses para estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
Em sua 5ª edição brasileira, competiram 1.654 classes de 460 escolas espalhadas por 23 estados, além do Distrito Federal. Destas, 168 escolas foram premiadas: 61 classes receberam medalhas de ouro, 134 ficaram com prata, 220 com bronze e 97 classes receberam menção honrosa. Uma mesma escola teve várias classes vencedoras.
Escolas públicas de 10 estados ganharam prêmios. Entre os destaques, com medalhas de ouro, a Escola Estadual Maria Eudes Bezerra Veraz, de Novo Horizonte, no Ceará; o Colégio Naval, de Angra dos Reis, no Rio; e o Colégio Técnico de Campinas (SP).
Instituições privadas de cinco estados também foram premiadas com medalhas de ouro.
Criada em 1990 pela Academia de Estrasburgo, na França, com o objetivo de estimular o interesse dos estudantes para a disciplina, a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras é a maior competição educacional interclasses do mundo, com participação de mais de 200 mil estudantes em 29 países e 10 idiomas.
No Brasil, a olimpíada é organizada pela Rede POC – Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento – programa mantido pelo Instituto de Olimpíadas do Conhecimento. A MSF é a seção brasileira do evento internacional criado por órgãos ligados ao Ministério da Educação francês.
Confira aqui o resultado completo da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras no endereço.