Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE MATEMÁTICA PREMIA ESCOLAS EM TODO O BRASIL
15 de June de 2015
JUVENTUDE LATINO-AMERICANA APOIA LUTA DOS ESTUDANTES BRASILEIROS
16 de June de 2015
Mostrar todos os posts

PLENÁRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS ENGROSSA LUTA CONTRA REDUÇÃO

No ritmo do Ocupe Brasília, plenária unificada com diversas frentes de juventude delibera agenda de mobilização. Com ações até o próximo dia 30, atos pretendem barrar a votação da PEC 171

Após impedir na última quarta-feira (10) que a Comissão Especial da Câmara dos Deputados votasse arbitrariamente a proposta de redução da maioridade penal, o movimento Ocupe Brasília, organizado por estudantes da UBES e da UNE, realizou no último sábado (10) uma plenária com diversos representantes dos movimentos sociais. A intenção da juventude é iniciar uma rede de ações unificadas para aprofundar o debate sobre a PEC 171/93, que pode ir à votação a portas fechadas no Congresso Nacional no próximo dia 17.

Compondo a plenária esteve representantes da ANPG, DF Contra Redução, Estopim, Fora do Eixo, Juntos, Juventude do PSB, Juventude do PSOL, Kizomba, Levante Popular da Juventude, Mutirão, UBES, UBM, UJR, UJS e UNE.

DO CONGRESSO NACIONAL PARA O MUNDO

Enquanto o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tenta acelerar a votação da PEC, os estudantes saíram da plenária preparados para responder ao sensacionalismo da mídia que vem manipulando a discussão sobre o assunto e contrapor ao conservadorismo da bancada da bala — os maiores interessados em retirar os direitos da juventude.

Para mobilizar os secundaristas do Distrito Federal, foram realizadas discussões em diversas escolas da região. Nesta segunda-feira, aconteceram oficinas de cartazes e conversas direta com os estudantes no Centro Educacional do Lago Norte, em Brasília. Ações deste tipo devem acontecer em outras escolas da rede pública e universidades.

Uma blitz popular na rodoviária de Brasília ampliou apresentou à população o retrocesso que a aprovação da PEC pode trazer a toda sociedade. Em protesto, os estudantes também estenderam no Teatro Nacional e no Viaduto Central do Plano Piloto um bandeirão com o enunciado “Redução é Roubada”.

Uma nova mobilização deve acontecer no Congresso Nacional. A intenção é pressionar os parlamentares para que eles se comprometam com a juventude e votem contra a proposta.

50 MIL CONTRA REDUÇÃO!

Neste domingo (14), estudantes que participavam do show em homenagem a Tim Maia, no Parque da Cidade, em Brasília, levantaram seus cartazes e puxaram palavras de ordem contra a redução da maioridade penal. Com mais de 50 mil pessoas presentes, a cantora baiana Ivete Sangalo e o rapper paulista Criolo, que disse: “Enquanto uns queres reduzir, criando mais cadeias, nós queremos mais escolas”.

“Fizemos intervenções com várias pessoas, levando pipas e, no intervalo das musicas, puxávamos palavras de ordem gerando adesão de muitas pessoas. Os dois artistas viram a nossa intervenção e se manifestaram. O Criolo, acompanhado de Ivete, falou que se dermos educação não precisaremos pensar em redução”, contou o diretor de Cultura da UBES, Wesley Machado.

Suevelin Cinti, da Redação.