Diretoria debate nova base curricular para toda a educação básica
Em busca de uma base curricular de qualidade e com a cara da nossa juventude, a diretoria executiva da UBES se reuniu na última sexta-feira (7) com o diretor de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação (MEC), Ítalo Dutra, para debater o Base Nacional Comum Curricular.
A definição de quais conteúdos ensinar e do que é desejado que os estudantes saibam no ensino básico é influenciada por diferentes referências, mas agora também conta com a participação dos estudantes. “A reunião no MEC serviu para conclamar a UBES e todas as entidades estudantis a participação dos estudantes na discussão da base nacional comum curricular”, afirmou Ítalo Dutra.
Os diretores da entidade aproveitaram o momento para expor pontos de vistas sobre a educação e apontaram avanços e também problemas, como a falta de investimentos na formação dos professores. Além disso, exigiram um currículo mais humano e que dialogue com a realidade da juventude brasileira.
Os estudantes que desejam saber mais informações e opinar sobre o novo currículo podem fazer isso acessando o site da Base Nacional Comum Curricular que está em funcionamento desde 30 de julho. “A intenção do portal é que ele seja um canal de comunicação de distribuição de informações e recepção de contribuições na proposta de construção da base nacional comum curricular para toda a educação básica”, informou Dutra.
De acordo com a presidenta da UBES, Bárbara Melo, para fazer com que o ensino médio tenha a cara da juventude é muito importante que façamos parte dessa construção. “Nós, estudantes temos muita opinião e precisamos transformar essa opinião numa nova escola, com educação de qualidade para todos nós”, disse.
Por Débora Neves, da Redação.