Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Com pagamento atrasado, professores do Distrito Federal entram em greve
25 de fevereiro de 2015
“Havana Connection” estreia na internet
25 de fevereiro de 2015
Mostrar todos os posts

Clique UBES: Organizando seu ambiente de estudos

Veja dicas de como organizar seu local de aprendizado
Há quem consiga estudar em qualquer lugar ou qualquer situação. Mas conseguir o melhor espaço e o melhor clima para se envolver com os livros pode fazer toda a diferença. O ambiente de estudos deve ser adequado de forma que você tenha o melhor aproveitamento. Portanto, a UBES separou algumas dicas de como montar um ambiente de estudos eficiente em casa:

1. Tenha um canto só seu.
É muito chato ter que levar todo o seu material para a mesa de jantar e depois ter que guardá-lo novamente. Procure estabelecer um canto da casa como o seu espaço  de estudo e sempre o mantenha devidamente limpo.

2. Tenha uma mesa e uma cadeira.
Pode parecer óbvio, mas quantas pessoas não estudam deitadas na cama? Procure ter uma mesa e cadeira confortáveis e que não lhe causem dor ou esforço. É muito importante ter um ambiente ergonomicamente adequado.

3. Cuide da iluminação.
Se puder escolher o lugar onde colocará a mesa, priorize um ambiente próximo à janela. Ainda assim, tenha uma fonte de luz em sua mesa – pode ser uma luminária simples. Cuidar da iluminação conservará a sua visão.

4. Organize seu material.
Faça o melhor possível para manter seu material organizado. Se puder adquirir uma estante ou outra solução de armazenamento, melhor. Se não tiver como, vá se virando com os recursos que você tem disponíveis. O importante é manter seu material organizado, tudo junto, colocando os papéis em pastas separadas por categorias, livros do mesmo assunto alocados juntos, etc.

5. Procure um ambiente calmo
O ideal é que esse ambiente não seja compartilhado com outras pessoas. Mas se isso não for possível, tente se programar para ficar o maior número possível de horas sozinho ou sozinha. Tente adaptar seus horários se for preciso. Evite lugares em que outras pessoas circulem. Ou se necessário, providencie um abafador de ruídos para usar nos ouvidos.

Curiosidade: Você sabe o que é Ergonomia?
Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas. O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de o desempenhar visando à otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade.