Atualmente, o cenário político brasileiro somado à influência de uma mídia de massa manipuladora tem criado forte polarização, levando muitos a reproduzir uma cultura de ódio, violência e intolerância. Nesse momento desafiador é necessário direcionar forças e tomar um único posicionamento, que é o de defender a democracia brasileira.
Por isso, a UBES realiza anualmente sua campanha “Se Liga 16!” que incentiva os estudantes a participarem ativamente da política e se tornarem agentes transformadores, compreendendo que ele pode, com seu voto, transformar a realidade da nação.
O secundarista Henrique Moreira foi um dos milhares de jovens que foram estimulados pela campanha da UBES. Ansioso, após completar 16 anos ele foi tirar o seu título.
“Quando eu peguei meu título eu senti uma tremenda responsabilidade, ali eu percebi que agora eu vou poder escolher uma pessoa que me represente e para mim democracia é isso, é poder escolher quem vai representar a gente e ter nosso voto respeitado!”.
MUITOS LUTARAM E MORRERAM PELA DEMOCRACIA
A juventude sabe que foi necessária muita luta para adquirir o poder de eleger nossos representantes, direito esse que custou a vida de centenas de estudantes brasileiros, como é o caso de Edson Luís e Honestino Guimarães, mortos durante a ditadura militar, que se instaurou no Brasil em 1964 e criou um período obscuro da história do nosso país.
De acordo com a secundarista Giovanna Madeiro, que tirou o título de eleitor há poucas semanas, o voto é um instrumento precioso que precisa ser respeitado, e nesse processo é fundamental que a juventude tenha poder de intervir.
“Nós votamos em alguém que nos represente, e acho que nesse cenário a juventude têm uma importância muito grande pois somos o futuro do país. E é só com nosso voto que mostraremos que podemos mais e que temos voz!”, afirma.
CONFIRA 16 MOTIVOS PARA VOTAR AOS 16 ANOS:
PASSO A PASSO DA DEMOCRACIA
Tem 16 anos ou completa até o dia 2 de outubro? Você pode solicitar o seu título de eleitor até o dia4 de maio.
Descubra qual o cartório eleitoral mais próximo da região em que você mora.
> Procure aqui: www.tse.jus.br/eleitor/zonas-eleitorais/pesquisa-a-zonas-eleitorais
Você precisar levar os originais e cópias dos seguintes documentos:
> Carteira de identidade (RG) ou certidão de nascimento
> Comprovante de residência recente
Pronto! O seu título eleitoral fica pronto na hora.
Se tiver dúvidas, ligue para o Disque-Eleitor: 0800-648-0005. Ou procure aqui o telefone e e-mail do tribunal eleitoral do seu Estado:www.tse.jus.br/eleitor/disque-eleitor/disque-eleitor
Por Débora Neves