Ruas, escolas e universidades de todo país serão palco de uma série de manifestações nesta quinta-feira (28) com o objetivo de denunciar uma ruptura constitucional e democrática no país, “um golpe”, como destaca o documento aprovado pelos diretores da União Nacional dos Estudantes, divulgado na semana passada.
O “Dia Nacional de Paralisação em Defesa da Democracia” é organizado em parceria com as centenas de comitês universitários de resistência democrática que foram construídos dentro das instituições e têm promovido diversas atividades desde que o golpe avançou no país.
A diretora da UBES, Jéssica Lawane, afirma que os estudantes secundaristas vão mostrar sua força nas ruas. “As escolas e os secundaristas de norte a sul do país estarão mobilizados e ocupando as ruas em defesa da democracia”, disse.
Estão programadas manifestações nos restaurantes universitários, na porta das faculdades e das escolas, atos nas salas de aula, atividades culturais, marchas, aulas públicas e assembleias que devem mobilizar toda a comunidade acadêmica de estudantes, professores, funcionários e técnicos-administrativos.
CUNHA CORRUPTO, TEMER CONSPIRADOR
Para os estudantes, o processo de impeachment não tem base legal e, além disso, é ilegítimo por ter sido conduzido na Câmara dos Deputados pelo réu e corrupto Eduardo Cunha, além de tramado pelo vice-presidente Michel Temer, “que conspira e quer levar adiante um projeto extremamente conservador e atrasado, com uma agenda neoliberal radical.”
“Enfrentaremos cada batalha contra o golpe institucional, inclusive no Senado Federal. Porém, caso esse cenário se confirme, a União Nacional dos Estudantes não reconhecerá a presidência da república. O vice-presidente não tem legitimidade porque assumirá o governo através de um golpe institucional, no qual é um dos maiores conspiradores.”, reforça o texto divulgado pela UNE.
ATOS NAS UNIVERSIDADES
Região Sul:
Santa Catarina – UDESC, UFSC e IFSC irão fechar a entrada das instituições e realizar passeatas.
Paraná – Na UFPR haverá um ato no prédio da Reitoria. A Unila será fechada.
Rio Grande do Sul – Passeata da UFRGS
Região Sudeste:
Rio de Janeiro – Manifestação no prédio da Faculdade Nacional de Direito (UFRJ)
São Paulo – UNICAMP receberá a caravana da UEE
Região Centro-oeste:
Goiás – Ato na PUC e UFG
Distrito Federal – Assembleia Geral com 15 cursos na UnB
Região Nordeste:
Pernambuco – UFPE, UFRPE e UPE paralisarão as atividades
Ceará – UFC paralisará as atividades, Unifor terá passeata
Região Norte:
Maranhão – Estácio, CEUMA e FACAM realizarão passeata unificada
Pará – Assembleia dos estudantes da UFPA e UEPA
Saiba mais no evento do Facebook.
ATOS NAS ESCOLAS
Recife (PE) – Escola Luiz Delgado
Cuiabá (MT) – Escola André Avelino
Vitória (ES) – Colégio Estadual do Espírito