No momento em que a democracia brasileira tem sofrido duros golpes, o mais importante para o jovem é se informar, participar das discussões e entender a importância de exigir o respeito ao seu voto e de outros milhões país afora.
Nesse contexto, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas bota na rua a partir do mês de março a sua já tradicional campanha“Se Liga 16!”, uma série de ações para incentivar o jovem a fazer o seu título de eleitor e participar mais diretamente da vida política do país.
O voto aos 16 anos foi conquistado após uma forte campanha do movimento estudantil para que esse direito fosse incluído na Constituição Cidadã de 1988, elaborada após o país se livrar de uma violenta ditadura militar que durou 20 anos (1964-1985).
Desde então, a campanha ‘’Se Liga 16’’ é realizada todos os anos pela UBES junto a grêmios estudantis, entidades estaduais e municipais do movimento estudantil e uma parceria com os Tribunais Regionais Eleitorais.
O objetivo é levar informação para dentro das escolas com debates sobre a democracia, os males da ditadura militar, o direito ao voto e a participação política.
“Foi com a democracia que nós conquistamos o direito do voto aos 16 anos, que é uma das coisas mais importantes que existe para aparticipação do jovem na vida política do país. Se queremos melhorar o país, essa luta começa nas eleições, com a gente exercendodemocraticamente o nosso direito de cidadão”, explica a presidenta da UBES, Camila Lanes. “Nosso voto é nossa força e nossa voz. Tem que ser respeitado!”, pontua.
PASSO A PASSO DA DEMOCRACIA
> Procure aqui: www.tse.jus.br/eleitor/zonas-eleitorais/pesquisa-a-zonas-eleitorais
> Carteira de identidade (RG) ou certidão de nascimento
> Comprovante de residência recente
MATERIAL PARA DOWNLOAD
Cartaz Se Liga 16! (COM marca de corte)
Cartaz Se Liga 16! (SEM marca de corte)