Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

42º CONUBES traz convidados e debates de responsa
27 de novembro de 2017
Goiânia: cidade dos estudantes recebe congresso da UBES
29 de novembro de 2017
Mostrar todos os posts

10 dicas para ocupar o 42º Congresso da UBES

Finalmente o tão esperado 42º Congresso da UBES chegou! Mas, para ter uma experiência agradável e inesquecível, é necessário tomar alguns cuidados. Veja aqui 10 dicas para aproveitar a maior ocupação de todas.

1. CHEGUEI, E AGORA?

Compareça ao posto de credenciamento com o seu comprovante de pagamento e documento original com foto. Você receberá a pulseira de identificação para ter acesso ao alojamento, à alimentação, ao transporte e às atividades internas. Se por acaso perdê-la, procure imediatamente o coordenador da sua delegação.

2. COMUNICAR A FAMÍLIA

Seja responsável. Avise aos seus pais ou responsáveis de que já chegou e está bem. Se possível, comunique-os diariamente. Eles podem acompanhar todo o evento pelo site e redes sociais da UBES.

3. CUIDAR DO ALOJAMENTO

Nos próximos dias, o alojamento será a sua casa e de todos os outros participantes. Cuide muito bem dele. Mantenha os seus pertences organizados e contribua com a limpeza do ambiente.
Lembre-se: quando todos colaboram, todos convivem melhor.

4. SE LIGAR NOS SEGURANÇAS

• Use cadeados para trancar a sua mala e barraca. Caso não tenha trazido um, peça para deixar os seus pertences na barraca de um amigo. A UBES não se responsabiliza por perdas ou danos que possam ocorrer.

• Sempre que possível esteja próximo de um grupo ou das pessoas da sua delegação. No caso de qualquer problema, avise a organização do Congresso que estará devidamente identificada com um crachá específico.

5. ORGANIZE SUA PROGRAMAÇÃO

• No segundo dia de Congresso (quinta) ocorrerão 10 debates simultâneos nas tendas montadas na Praça. Para não perder o que lhe interessa é importante se organizar. Leia o guia de programação e monte o seu cronograma. Durante as atividades, é legal anotar ideias e refletir sobre as contribuições dos convidados, ao final de cada mesa o microfone é aberto.

• Já na sexta e no sábado, ocorre a plenária final no Ginásio Goiânia Arena, onde os delegados exercem a democra-
cia votando as propostas e elegendo a nova diretoria da UBES. Os observadores também participam desse momento, porém não podem votar.

6. ATENÇÃO AOS ÔNIBUS

Durante todo o evento, haverá transporte gratuito entre o alojamento e as atividades. Atenção ao relógio! Não perca os horários de saída e retorno dos ônibus. Haverá um ponto na Praça.

29/11
• 23h Praça → Alojamento

30/11
• 8h Alojamento → Praça
• 19h Praça → Alojamento
• 21h Alojamento → Praça
• 1h Praça → Alojamento

01/12
• 8h Alojamento → Ginásio
• 19h Ginásio → Alojamento
• 21h Alojamento → Praça
• 1h Praça → Alojamento

02/12
• 8h Alojamento → Ginásio

7. BEBA ÁGUA, USE FILTRO SOLAR

O clima do cerrado é quente. Não deixe de usar filtro solar, chapéu ou boné e roupas leves. Para não ser pego de surpresa, também tenha sempre um agasalho fresco por perto. Se usa algum medicamento, não se esqueça deles!
Divirta-se, mas procure ter boas noites de sono e cuidado com excessos. Beba muita água, basta procurar dois pontos
de distribuição instalados na praça.

8. ALIMENTE-SE BEM

O credenciamento lhe dá direito a 3 refeições diárias. No entanto, você precisa ficar atento (a) aos locais e horários onde elas serão servidas.

9. PREVINA-SE

Todos devem ter responsabilidade, respeito ao próximo e saber sobre a importância de se utilizar preservativo, feminino ou masculino, caso tenha uma relação sexual. Usar camisinha é um ato revolucionário de amor

10. RESPEITO

O Congresso é um espaço de diversidade e acolhimento. Não reproduza machismo, racismo, LGBTfobia, gordofobia e outras opressões. Denuncie se presenciar algum preconceito. Respeito é regra aqui no 42º Conubes!

* Originalmente publicado no PLUG #1 Especial 42º CONUBES