Após a chegada de estudantes das mais diversas regiões no Rio Grande do Norte, na Escola Estadual Atheneu Norte Riograndense, teve início na noite desta sexta-feira (15), com um Ato Político, o 1° Encontro Metropolitano de Grêmios e Coletivos Estudantis.
Com gritos de luta e a participação representativa de políticos e entidades, a mesa de abertura refletiu o momento político e a necessidade de organização da juventude e do movimento estudantil contra o governo golpista, perda dos direitos e, acima de tudo, pela educação pública de qualidade.
Em seu discurso, a senadora Fátima Bezerra destacou como os jovens têm dado lições a todos em defesa da democracia. “Mais do que nunca o Brasil precisa de vocês. Temos muito a lutar e a educação pede urgência. Tenham certeza de que os grêmios e coletivos cumprem papel importante pois defendem causas admiráveis e o sonho de viver em um país com dignidade e liberdade”, afirmou.
Para o presidente da Umes Natal, Pedro Gorki, o encontro é um momento para conhecimento, integração e ação. “O jovem não é só o futuro, o jovem é o presente. E por isso estamos aqui hoje. Por amor à democracia, por amor à educação pública”.
O evento contou ainda com a participação do deputado estadual Fernando Mineiro, do vereador Dinarte Torres, e de representantes da UNE, UBM, UBES, Marcha Mundial das Mulheres, DCE UFRN, Frente Brasil Popular, Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte/RN) e Associação de Juristas Potiguares pela Democracia e Cidadania.
O encontro segue durante todo o sábado com extensa programação que inclui debates, oficinas e atividades culturais.