Você já deve conhecer o ID Jovem. O documento que te permite viajar de graça e ter meia-entrada em eventos culturais, esportivos e artísticos. Ele é destinado apenas a jovens de baixa renda e que tenham entre 15 e 29 anos.
É necessário também que sua família esteja inscrita no cadastro único, o CadÚnico e que portanto, tenha um código NIS. Este código ainda será pedido no momento do cadastro. Parece confuso? Vou te ajudar a entender melhor!
É o Número de Identificação Social. Sendo um código utilizado para identificar individualmente os usuários do CadÚnico.
O jovem que não souber o seu código NIS pode encontrá-lo no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na sua Carteira de Trabalho. Se a dúvida persistir ele pode consultar o NIS em alguma agência da Caixa Econômica Federal. No entanto, buscando facilitar a vida do jovem, o próprio site ID Jovem onde você fará seu cadastro; há um link para fazer a consulta do NIS. O sistema de busca se chama Consulta Cidadão e reporta o Número de Identificação Social por intermédio de alguns dados pessoais.
Apenas com o NIS é possível emitir a ID Jovem. Quem não possui o NIS e se enquadra nas regras para inscrição no CadÚnico, deverá dirigir-se ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Ou ainda à Prefeitura de sua cidade para realizar sua inscrição.
Ainda tem dúvidas? Acompanhe à página da UBES. Não se esqueça: Para garantir meia-entrada é necessário possuir a Carteira de Estudante 2019.