O ID Jovem é um documento que necessariamente precisa ter o NIS para ter direito a ele. Neste artigo você vai entender como ele funciona e como emiti-lo. Decerto o ID Jovem é digital por aplicativo e por site, e também pode ser impresso caso o jovem queira. Ele é indicado a jovens de 15 a 29 anos que sejam de famílias de baixa renda, ou seja, que a renda total mensal seja de no máximo 2 salários mínimos. Semelhantemente o documento ID Jovem te possibilita ter meia-entrada em eventos artísticos e culturais e ainda, ter gratuidade no transporte entre estados brasileiros.
Não, apenas com o NIS é possível emitir a ID Jovem. Entretanto quem não possui o NIS e se enquadra nas regras para inscrição no CadÚnico, deverá dirigir-se ao CRAS ou à Prefeitura de sua cidade para realizar sua inscrição.
É um código utilizado para identificar individualmente os usuários do CadÚnico
É um instrumento de coleta de dados com o objetivo de identificar as famílias de baixa renda do País.
Os demais programas e benefícios do Governo Federal que utilizam o CadÚnico são: Id Jovem; Bolsa Família; Minha Casa, Minha Vida; Bolsa Verde; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil; Carteira do Idoso; Programa de Cisternas; Carta Social; Telefone Popular; Pro Jovem Adolescente; Brasil Carinhoso; Tarifa Social de Energia Elétrica; Isenção de Taxas em Concursos Públicos; entre outros.
Procurar o setor responsável pelo cadastramento no seu município, geralmente na Prefeitura da sua cidade, ou o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo de sua residência.
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender a importância do NIS e como emitir o seu. Se precisar de mais informações leia o artigo: ID Jovem – Identidade Jovem | Tire suas dúvidas!