Ao longo de seus 70 anos, a UBES esteve em campo com a juventude em defesa da educação pública e de qualidade. Nesse clima de Copa, à espera do tão sonhado hexa e às vésperas das sete primaveras da entidade, que tal dar uma olhada nessa linha do tempo que resgatamos pra você? Aproveite para relembrar as duas histórias
No ano em que a seleção brasileira conquistou seu primeiro título na Copa do Mundo em cima dos donos da casa, a UBES promoveu uma campanha contra o Acordo de Roboré e pela abertura de CPI sobre a Shell e a Esso. O Acordo visava atender aos interesses da multinacional exportadora de gás e óleo Gulf e os estudantes saíram em luta em defesa do petróleo brasileiro. Tá achando que a luta dos estudantes pela Petrobras é nova? Combustível nacional é questão de soberania.
Em um atentado à sede das entidades estudantis, o MAC (Movimento Anticomunista) metralhou o prédio na Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro. Já começava o contexto para o Golpe Militar de dois anos depois (que inclusive incendiaria a sede das entidades). Os estudantes não se intimidaram e continuaram a luta com mais um Congresso Nacional dos Estudantes Secundários. Neste mesmo o ano, o Brasil conquistava a sua segunda Copa em cima da extinta Tchecoslováquia, hoje República Checa e Eslováquia.
No Brasil, muita repressão e resistência à Ditadura Militar, na sua fase mais dura. No México, a seleção canarinho tornava-se tricampeã ao vencer de goleada a temida seleção italiana. Muitos brasileiros evitaram torcer pelo Brasil, tomado pelos militares, mas com Pelé e Garrincha em campo, a torcida foi inevitável. A seleção, afinal, era do povo, não do governo. No mesmo ano, Marcos Brasil tornava-se presidente da UBES após praticamente toda a diretoria da entidade ser presa pelo regime vigente. Depois disso, a UBES é desmantelada.
O presidente da república Itamar Franco assina um protocolo para a devolução definitiva do terreno da Praia do Flamengo, tomado pelos militares em 1964, aos estudantes. Vitória do movimento estudantil! O ato da entrega é comemorado no famoso restaurante Lamas, com a participação dos jovens e do presidente. Vitória do Brasil! A seleção brasileira venceu a Itália mais uma vez e conquistou o tetra.
Ano em que a Seleção tornou-se pentacampeã com uma vitória em cima da Alemanha! Com cinco títulos, o Brasil tornou-se o país com maior número de vitórias em Copas do Mundo. Nas eleição presidencial, o ex-metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva é eleito presidente: “A vontade de mudança era muito grande naquele momento, após um período de domínio neoliberal”, lembra Igor Bruno, presidente da UBES na época.