Você estudante com certeza conhece a meia-entrada estudantil. Sim, aquela mesma que te possibilita pagar 50% do ingresso. É com a atual Lei 12.933 da Meia-Entrada, promulgada em 2013 que esse benefício se torna possível. Além disso, ela atribuiu à UNE, UBES e ANPG a responsabilidade de padronizar a carteira do estudante. Dessa maneira, a lei possui abrangência e reconhecimento nacional.
E nós buscamos assim, meios de tornar a Carteira de Identificação Estudantil (CIE) um documento seguro e eficiente.
Pela fato de a lei da meia-entrada possuir validade nacional, todos os estudantes brasileiros passaram a ter seu direito institucionalizado. Dessa maneira, a categoria pôde usufruir do direito de pagar metade do valor da entrada em eventos artísticos-culturais. E é assim que a educação no país cresce, dando mais acesso e mais formação aos estudantes. Nós do movimento estudantil nos orgulhamos muito dessa conquista pertence a todos os estudantes!
O cenário da meia-entrada era caótico. Isso porque até 2013, os estudantes contavam apenas com a medida provisória de 2001 e algumas leis próprias de cada cidade. E assim, sem uma regulamentação para o uso do benefício, qualquer pessoa com qualquer papel que atestasse a escolaridade, poderia usar o direito a meia-entrada. Inclusive papéis forjados por pessoas que não tem direito à meia-entrada!
Isso tudo começou a gerar um aumento nas entradas meia dos eventos e consequentemente, as produtoras de eventos aumentaram o preço de todos os ingresso. Por conseguinte, isso acabou por prejudicar a todos, principalmente aos estudantes.
O direito dos estudantes foi praticamente desprezado. Mas com a Lei da Meia-Entrada, um documento único nacional foi criado, a Carteira de Identificação Estudantil (CIE) . Ela contém elementos gráficos que a identificam como oficial como também regulamentação tecnológica.
O uso de uma carteira de estudante falsa pode levar a pessoa a até cinco anos de prisão. Esse crime pode parecer uma leve infração, na realidade se constitui como um crime grave de falsidade ideológica e até mesmo de estelionato. Portanto, se você estudante, souber de algum colega adquirindo uma carteirinha de estudante por meios duvidosos, alerte-o.
Nossa Carteira de Estudante é oficial e atende a todo os pré-requisitos que a validam. Como também possui mecanismos únicos contra fraude. Para tanto,a carteira de estudante UNE contém:
É assegurado que os beneficiados paguem 50% do valor da entrada inteira. Portanto, de acordo com a Lei da Meia-Entrada, os promotores de eventos devem reservar 40% do total de ingressos, para meia-entrada.
A Carteira de Estudante tem uma nova identidade visual, mais moderna e jovem. Ao pedir a Carteira de Estudante 2019, sua validade é até março de 2020. Ela conta com ainda mais tecnologias de segurança para proteger o direito do estudante à meia-entrada.
Com certeza! Basta informar o número do documento do estudante no momento da compra da meia-entrada. É necessário, para tanto, preencher e imprimir um comprovante para ser apresentado no momento da liberação do ingresso. Você já pode aproveitar e comprar seus tickets agora mesmo!
O que você tá esperando para garantir seu benefício? Solicite já sua Carteira de Estudante!