Ampliar protestos para o maior número possível de pessoas é um grande desafio quando não se trabalha com profissionais de whatsapp, usuários robôs e impulsionamento em redes sociais. Mesmo assim, jovens de 17, 18 e 19 anos têm conseguido arrastar verdadeiras multidões contra cortes no orçamento da Educação. É o caso de estudantes de Nova Cruz, uma pequena cidade no Rio Grande do Norte.
Lá, estudantes do Instituto Federal local envolvem as cidades vizinhas nos protestos, pois a instituição beneficia e atende toda a região. Para isso, o grêmio criou um verdadeiro plano estratégico! Deu certo no último #15M e a organização está ainda mais desenvolvida para o próximo #30M.
Acompanhe todos os passos e as dicas de Maria Eliete, estudante do 4º ano do Ensino Médio em Informática e integrante do grêmio do IFRN-campus Nova Cruz.
O pessoal do IFRN-Nova Cruz colocou no panfleto informações sobre o campus, as ações na comunidade (feira de agricultura familiar e curso de computação para mulheres, por exemplo).
E informou como os cortes podem afetar o funcionamento: demissão de terceirizados, compra de livros novos, pagamento de água e luz, etc.
Terça-feira (29/5) é dia de panfletagem, uma ação para distribuir o informativo e conversar com a população.
Ótimo para dividir funções!
Em Nova Cruz, cada comissão fica responsável por levar a luta para uma cidade diferente.
Assim, estudantes do IF que moram em municípios vizinhos também envolvem suas próprias cidades no dia de manifestação.
Importante para convocar vereadores e prefeitos para a luta. Marcar audiência na Câmara para explicar o movimento, pedir que participem e apoiem, gravem vídeos de divulgação.
Cada comissão procura na sua cidade os jornais, programas de TV, portais e estações de rádio para divulgar o dia e local do protesto, motivos e importância do IF.
Conversar com estudantes de todas as escolas para somar forças no dia do ato.
Estudantes do IFRN-Nova Cruz que moram em outras cidades entraram em contato com a secretaria estadual para garantir que o transporte escolar não seja suspenso no dia do ato. Isso foi feito por meio de um ofício, explicando a importância da atividade no dia 30 de maio.
Parcerias são muito importantes. No caso de Nova Cruz, o sindicato dos professores vai emprestar o carro de som para o ato.