Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Vitória da educação: FUNDEB fora do arcabouço
22 de junho de 2023
59º Congresso da UNE: Juventude unida para transformar o Brasil
13 de julho de 2023
Mostrar todos os posts

11ª edição do Julho das Pretas: Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver

Marchando por Justiça

Na 11ª edição do Julho das Pretas, nosso foco está na luta por reparação histórica e estrutural, que orienta as ações de muitos movimentos de mulheres negras em nosso país.

Queremos destacar a importância dessas pautas e impulsionar mudanças significativas em nossa sociedade.

As estudantes negras estão na linha de frente dessa batalha, lutando diariamente para transformar a escola em um ambiente de empoderamento e valorização da cultura negra.

Elas são verdadeiras agentes de mudança, enfrentando o racismo estrutural e combatendo as desigualdades presentes no sistema educacional.

Ao longo de todo o mês de julho vamos unir nossas vozes e reafirmar nossos direitos, fortalecendo nossa união, desconstruir estereótipos e combater o preconceito.

Juntas, podemos construir um futuro mais justo e igualitário para todas.

Celebrando a Luta e a Resistência das Mulheres Negras Afro-Latino-Americana e Caribenha

O Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Caribenhas foi criado pela ONU, em 1992 e 25 de julho marca o Dia Internacional da Mulher Negra Afro-Latino-Americana e Caribenha, além de ser o Dia Nacional de Teresa de Benguela e da Mulher Negra, em homenagem à corajosa líder que comandou a luta do Quilombo de Quariterê, no século 18.

A primeira edição do Julho das Pretas aconteceu em 2013 e foi um marco na busca pelo fortalecimento da ação política das mulheres pretas em todas as esferas da sociedade brasileira.

Desde então, a cada ano, esse movimento evidencia pautas relacionadas à superação da desigualdade de gênero e raça.

Por isso comemoramos e lembramos, durante o todo o mês, ações de luta, lideranças e histórias das mulheres que marcaram e marcam todas as gerações.

Compartilhe e siga a gente nas nossas redes @ubesoficial para saber mais!