Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Nota da UBES sobre a Consulta Pública do Novo Ensino Médio
16 de agosto de 2023
17 de Outubro: estudantes pela revogação do NEM
18 de outubro de 2023
Mostrar todos os posts

CONAE 2024: Estudantes brasileiros na luta por uma educação de qualidade

No último dia 11 de setembro, recebemos o chamado fundamental para moldar o futuro da educação brasileira. O decreto nº 11.697 convocou a Conferência Nacional de Educação, a CONAE, edição 2024, com a temática “Plano Nacional de Educação (2024-2034): política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

A Conae 2024 desempenhará um papel fundamental na avaliação de diversos eixos temáticos, desde a articulação do Plano Nacional de Educação (PNE) com os planos estaduais, distritais e municipais até questões como a inclusão, diversidade, financiamento público da educação e compromisso com a justiça social e o desenvolvimento sustentável.

Mas afinal, o que é a CONAE e por que ela é tão importante? E o que é o PNE?

Vamos responder a essas perguntas e convocar todos os estudantes para se engajarem nessa luta!

O que é CONAE?

A CONAE, ou Conferência Nacional de Educação, é um espaço de debate onde representantes de diversos setores da sociedade se reúnem para discutir as políticas educacionais do nosso país.

É um espaço onde estudantes, professores, gestores, pais, e muitos outros atores, têm a oportunidade de contribuir para a construção de uma educação mais justa e inclusiva.

O que é PNE?

Já o PNE, ou Plano Nacional de Educação, é um conjunto de metas e diretrizes que orientam as políticas educacionais no Brasil pelos próximos dez anos. Ele é como um mapa que indica o caminho que queremos seguir para melhorar a educação no nosso país.

E por que isso é tão importante? Porque a educação é a chave para o desenvolvimento de qualquer nação, e o PNE é o nosso compromisso de construir um futuro melhor para todos.

Convocação para os Estudantes!

Agora que entendemos o que é a CONAE e o PNE, é hora de unirmos forças e agirmos em prol de uma educação de excelência para os próximos dez anos. Para atingir esse objetivo, é imprescindível garantir um aumento substancial no orçamento destinado à educação. Não podemos construir um futuro brilhante com recursos limitados.

Além disso, é de extrema importância que integremos as redes de ensino e construamos políticas públicas integradas por meio do Sistema Nacional de Educação. Esta integração é essencial para assegurar que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de onde vivam.

Não podemos subestimar a relevância de uma nova Lei do Ensino Médio que esteja à altura das nossas necessidades e do nosso país.

A educação é dinâmica, e nossas leis precisam acompanhar essa evolução para garantir que os estudantes estejam preparados para os desafios do século XXI. Unidos, podemos fazer a diferença na CONAE 2024 e moldar o futuro da educação no Brasil.

Participar é Fundamental!

A CONAE 2024 é uma oportunidade única para que os jovens brasileiros façam a diferença na educação do nosso país.

Precisamos de vozes fortes e engajadas para garantir que nossas demandas sejam ouvidas e que as mudanças necessárias aconteçam para a escola dos nossos sonhos.