Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

CONAE 2024: Estudantes brasileiros na luta por uma educação de qualidade
13 de setembro de 2023
Nota da UBES em apoio à Palestina e pedido de cessar-fogo
23 de outubro de 2023
Mostrar todos os posts

17 de Outubro: estudantes pela revogação do NEM

No último dia 17 de outubro de 2023, estudantes de todo o Brasil se uniram para lutar contra a redução de recursos na educação e exigir a revogação do Novo Ensino Médio. Atravessando todas as regiões do país exigindo educação de qualidade. Nossas vozes não se calam! 

Nós seguramos cartazes e dizemos o quanto é importante investir na educação, para que todos os estudantes tenham oportunidades. Estamos pressionando para revogar o Novo Ensino Médio e queremos a criação de uma nova lei que atenda todas as demandas que a educação brasileira necessita.

Continuaremos lutando por uma mudança na educação!

Revolução da educação: juventude nas ruas e nas escolas pela Educação

Os atos aconteceram nas principais capitais e, além de tomarem as ruas, os estudantes se uniram para promover debates, rodas de conversa e atividades criativas, energizando a mobilização estudantil.

No Instituto Federal do Maranhão, campus São Luís, Monte Castelo, o movimento “Eu Defendo o IFMA” organizou um cine debate com os estudantes, professores e alunos mobilizados pela revogação do NEM. Já na EEFM São José do Pici das Pedreiras, em Fortaleza (CE), os alunos levaram cartazes e expressaram sentimentos e ideias pela educação e pela revogação.

Intervenções artísticas em locais como, em São Luís, no Maranhão, se transformaram em expressões visuais de descontentamento e determinação. Essas atividades nas escolas mostram que a juventude não apenas luta nas ruas, mas também se envolve ativamente na busca por um futuro educacional mais justo e inclusivo.

Dá uma olhada nos atos pelo Brasil 👇

Desafios do Novo Ensino Médio e do Enem

Os protestos dos estudantes também questionaram as mudanças no Novo Ensino Médio e o impacto no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essas mudanças podem atrasar o Enem, criando obstáculos para os estudantes, sobretudo aqueles de escolas públicas.

Os estudantes brasileiros estão firmemente comprometidos em lutar por um sistema educacional mais igualitário e pelo financiamento da educação pública.

As manifestações de hoje refletem o grito de luta e urgência pela qualidade e pelo acesso à educação, um direito fundamental crucial para o futuro do país.