Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Estudantes vão às ruas em defesa da democracia, um ano após a tentativa de golpe!
10 de janeiro de 2024
Uma criança e estudante secundarista com o seu pai. Ambos estão felizes olhando para o Joov, o melhor comparador de planos de saúde, no celular.
Joov – O maior comparador de planos de saúde e odontológicos estudantis do Brasil
17 de janeiro de 2024
Mostrar todos os posts

Nota do ENEM: Cronograma, guia de programas e passo a passo para escolher seu curso!

Atenção estudante que fez o ENEM 2023! Já saíram as notas do exame. A UBES separou o passo a passo para conferir a nota, o cronograma das próximas datas e uma lista completa dos principais programas para tirar suas dúvidas e entrar na universidade!

O Enem é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil, possibilitando a entrada em universidades públicas e privadas, bem como a participação em programas de financiamento e concessão de bolsas privadas.

Como ver sua nota

  • Acesse a Página do Participante em enem.inep.gov.br/participante/e clique em “Página do Participante – entrar com gov.br”.
  • Insira seu CPF, clique em “Continuar”, coloque sua senha e selecione “Entrar”.
  • Clique na aba “Resultado” e selecione a opção correspondente a 2023.

Como usar suas notas do Enem 2023 a partir de agora

O governo federal tem três programas nacionais para ingresso no ensino superior por meio das notas do Enem. Eles funcionam para admissão em universidades públicas, concessão de bolsas em instituições privadas ou financiamento de cursos em faculdades particulares.

SISU

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) seleciona estudantes para universidades públicas. A partir de 2024, o programa passa a ter apenas uma edição por ano.

  • Vagas: neste ano, serão 264.360 vagas, distribuídas entre 127 instituições de educação superior. Para concorrer a uma delas, o candidato deve ter feito o Enem 2023 e tirado nota acima de zero na redação. As inscrições acontecem de 22 a 25 de janeiro na página acessounico.mec.gov.br/sisu.
  • Como funciona: na inscrição, o aluno escolhe até duas opções de cursos e/ou de instituição. Ao longo do período de inscrição, o candidato pode mudar as opções no sistema quantas vezes quiser, tomando como base as notas de corte parciais divulgadas diariamente. Há vagas para cotistas (as regras variam de instituição para instituição).
  • Pré-requisitos: ter prestado a edição mais recente do Enem e tirado nota superior a zero na redação.
  • Atenção: com a da edição única, o programa terá apenas um calendário válido para todos os participantes. Ou seja, mesmo os candidatos que irão iniciar o curso no segundo semestre precisarão se matricular na mesma data daqueles que iniciam o curso no primeiro semestre.

PROUNI

O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50% de desconto) em instituições de ensino particulares. O MEC ainda está avaliando se manterá a nota de corte para o programa que concede bolsas em universidades particulares. A previsão é que o edital seja publicado dia 17 de janeiro, com as datas e demais informações. As inscrições serão abertas no dia 29 de janeiro, a partir da 0h.

  • Como funciona: o candidato deve indicar, em ordem de preferência, até duas opções de curso (selecionando a instituição de ensino e o turno). Depois, é necessário marcar se quer participar na modalidade de ampla concorrência ou de cotas. Por fim, precisa monitorar, a cada dia, a nota parcial para aqueles cursos. Se quiser, pode mudar suas escolhas (valerá a última opção marcada no período de inscrições).
  • Pré-requisitos: ter feito o Enem em uma das duas últimas edições, com média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação. É preciso também pertencer a uma família com renda per capita de até 3 salários mínimos e ter ensino médio completo (em escola pública ou particular).

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que paga parte das mensalidades de estudantes em universidades e faculdades privadas e os beneficiários quitam o financiamento apenas depois da formatura.

  • Como funciona: O crédito pode cobrir de 50% a 100% da mensalidade do curso, com juros que dependem da renda familiar do candidato.
  • Pré-requisitos: Pode se inscrever no processo seletivo quem participou de qualquer edição do Enem desde 2010, com média mínima de 450 nas cinco áreas do conhecimento e nota superior a zero na redação. O candidato deve ter renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos.

Universidades privadas no Brasil

Há instituições privadas de ensino superior que usam a nota do Enem no processo seletivo ou que oferecem descontos nas mensalidades a partir do desempenho do candidato nesse exame. As regras e datas variam de universidade para universidade.

Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato pelo e-mail e siga nossas redes sociais:

  • Insta: @ubesoficial
  • Twitter: @ubesoficial
  • Tiktok: ubes_oficial