Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Comemorações do mês da Juventude em Minas Gerais
27 de agosto de 2014
Bienal do Livro segue até o dia 31 de agosto
27 de agosto de 2014
Mostrar todos os posts

Encontro Estéticas das Periferias vai até o dia 31 de agosto

O Encontro Estéticas das Periferias traz em sua vasta programação música, teatro, oficinas e muitas atividades, espalhadas por toda cidade de São Paulo, até domingo (31). A Programação completa você confere aqui.

Os shows, com certeza serão as coisas que mais chamarão a atenção, tem Fernando Anitelli (o vocalista do grupo Teatro Mágico), em show solo, dia 28 de agosto, no Centro Cultural da Juventude (Av. Deputado Emílio Carlos, 3641); Lurdes da Luz, dia 29 de agosto, no CEU Jaçanã (Rua Mário Lago, 46); e, o encerramento, fica com a apresentação de Emicida e Rael, dia 31 de gosto, na Praça do Cemitério da Cachoeirinha (Av. Deputado Emílio Carlos).

Como este é um encontro que quer também discutir a situação das periferias, os shows são apenas um caso à parte. A Mostra de Teatro Negro, por exemplo, homenageia o jornalista, ativista e ator brasileiro Abdias Nascimento. Ele foi um dos maiores defensores da cultura e igualdade para as populações afrodescendentes no Brasil e criador do Teatro Experimental do Negro, que buscava o desenvolvimento da cidadania e a conscientização racial.

Um evento como este abre espaço para mostrar que a periferia também produz arte e cultura, como saliente o diretor de Cultura da UBES, Wesley Machado: “Este encontro dá voz a quem não tem voz. Há uma música que diz: ‘O morro não tem vez, mas se derem vez ao morro, toda a cidade vai cantar’ [Antônio Carlos Jobim]. E a periferia hoje produz muita coisa culturalmente e esteticamente falando. Seja o funk, o rap, o pagode ou teatro. De alguma forma, este encontro também vai contra toda a lógica que nós conhecemos, que é de dar espaço e mostrar apenas aquilo que é renomado”.

 

Saiba mais:

Encontro Estética das Periferias

Até 31 de agosto

Em várias espaços de São Paulo

Programação completa: www.esteticasdasperiferias.org.br/2014/