Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Estudantes vão à luta em Parauapebas por uma educação digna.
27 de julho de 2011
Estudantes querem garantias na realização da prova do Enem
27 de julho de 2011
Mostrar todos os posts

Estudantes reativam UMEFI

O congresso realizado sábado (21), no Colégio Írio Manganeli, teve a participação de aproximadamente 60 delegados de vários Colégios Estaduais, foi eleita uma diretoria executiva e uma presidência, desta forma os estudantes reativaram a UMEFI.

A presidente recém eleita é a estudante do 2º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Bartolomeu Mitre, Maiara Oliveira dos Santos. Segundo ela, a primeira ação da entidade estudantil será apresentar a diretoria em todos os Colégios Estaduais da cidade. A partir disso a diretoria executiva vai começar a fomentar o movimento estudantil para construir Grêmios Estudantis em todas as 29 instituições de ensino estaduais.

“Nós começamos a correr atrás das questões jurídicas agora, o Estatuto foi aprovado no Congresso, o principal objetivo é fortalecer nossas bases através dos Grêmios Estudantis”, afirmou Maiara.

A nova diretoria da UMEFI ainda não tem sede, o antigo prédio – ao lado dos Correios na Av. Juscelino Kubitschek – hoje é usado para outros fins. Durante o processo jurídico de retomada da sede, a entidade vai ocupar a sala do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Bartolomeu Mitre e também a Praça.

Durante o congresso foram criados nove cargos para a diretoria executiva, presidente, vice-presidente, secretário geral, 1º secretário, tesoureiro geral, 1º tesoureiro, diretor de esportes, diretor de cultura e diretor de comunicação. De acordo com a presidente, a gestão tem o prazo de um ano para realizar o próximo congresso e eleger uma nova diretoria.