Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

17º CLAE termina mostrando a unidade e força da América Latina
27 de agosto de 2014
Secundaristas conquistam passe livre irrestrito no Rio de Janeiro
28 de agosto de 2014
Mostrar todos os posts

Conjuve realiza posse dos novos conselheiros

Reunião Ordinária elege nova presidência e debates eixos centrais para o próximo período

Nos dias 26, 27 e 28, acontece em Brasília (DF), a 37ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) reunindo todos os conselheiros da sociedade civil para posse de seus representantes para o novo período. Entre as atividades estará a eleição das comissões: Articulação e Diálogo (CAD), Acompanhamento de Políticas e Programas (CAPP), Comunicação e Parlamento. Na quarta-feira (26/08), Ângela Guimarães foi eleita e empossada a nova presidenta do Conjuve para os próximos 12 meses ao lado de Daniel Souza que ocupará a vice-presidência.

“Este espaço plural está diante de vários desafios e tenho certeza que os movimentos, entidades, coletivos e organizações estão à altura deles. Consolidar e fazer avançar as políticas que façam a diferença na vida da juventude brasileira, implementar o Estatuto da Juventude, ampliar a voz e a participação dos jovens nos espaços de decisões, enfrentar o genocídio da juventude negra e fazer a disputa de valores com parcela da sociedade que ainda tem um olhar criminalizador e estigmatizador”, apresenta Ângela.

A UBES, que compõe o colegiado, na solenidade oficial de posse representa o movimento secundarista. Ao todo, 62 entidades irão compor as 40 cadeiras de titulares e outras 40 de suplentes, entre elas, membros do movimento estudantil; trabalhadores rurais e urbanos; jovens negros, indígenas e quilombolas; mulheres, jovens empreendedores; hip hop e funk a integrantes de organizações religiosas, entre outros.

A presidenta da UBES, Bárbara Melo, relembra que esta é a primeira gestão após a aprovação do Estatuto da Juventude. “Esperamos que esta seja mais uma gestão vitoriosa, temos metas importantes como garantir que o Pacto pela Juventude aconteça. Será um novo ciclo de muita pressão para que o governo brasileiro se comprometa com as políticas públicas de juventude”, define.

Outros metas foram apresentadas pelo secretário nacional de juventude em exercício, Rodrigo Amaral, “Agora o desfio é a implementação das onze diretrizes expressas em Lei, com maior participação e controle social, destacando, ainda, que em 2015 será realizada a 3ª Conferência Nacional de Juventude”, disse.

O CONJUVE é um espaço de diálogo entre a sociedade civil, o governo e a juventude brasileira. É um órgão consultivo e tem por objetivo assessorar o Governo Federal na formulação de diretrizes da ação governamental, promover estudos e pesquisas acerca da realidade socioeconômica juvenil e assegurar que a Política Nacional de Juventude do Governo Federal seja conduzida por meio do reconhecimento dos direitos e das capacidades dos jovens e da ampliação da participação cidadã.

10574401_737941756279265_4777550144448000596_n

Programação

 26 de Agosto – Terça-feira

Abertura

Apresentação das entidades eleitas

Eleição das coordenações

Eleição da Presidência e Vice-Presidência do Conselho

Lançamento do Pacto pela Juventude

27 de Agosto – Quarta-feira

Seminário “Autonomia, Cidadania e Direitos Humanos para a Juventude: a reinvenção necessária das políticas sobre drogas”.

Eixos
– Violência e Segurança Pública
– Saúde e Redução de Riscos e Danos
– Juventude

 28 de Agosto – Quinta-feira

Eixos
– Boas práticas nacionais e internacionais
– Grupos de Trabalho

Ocupar, resistir e produzir uma nova política sobre drogas – perspectivas e pactuações

Encerramento.

Da Redação